Estilo

Cuidados com as Mamas na Gestação e Amamentação

O assunto hoje é para as mamães, contei aqui como foi o primeiro curso de casal grávido. Trago as dicas que foram repassadas pela obstetra que faço o meu pré-natal e também pela enfermeira obstetra do curso.

Cuidados na Gestação

A obstetra já havia orientado sobre os cuidados com as mamas durante a gestação: nenhum. 

Isso mesmo, o ideal é não passar nenhum tipo de produto, nem bucha vegetal, não precisa tomar sol e nem estimular com bombinhas. No curso de aleitamento materno que fiz, a enfermeira obstetra também afirmou que nenhum cuidado deve ser tomado.

A obstetra disse ainda que para hidratar eu poderia usar o mesmo creme que passo na barriga em torno das mamas, mas sem passar na aréola (parte escura da mama) e muito menos no bico.

Segundo ela, devemos deixar que a a natureza trabalhe por si mesmo. Faço exatamente como ela indicou e em toda consulta pré-natal ela avalia as mamas e diz que estão evoluindo bem.

Esta é a parte que foi passada no curso que já tenho experiência, e que está funcionando bem para mim, agora vamos as dicas para quem já está com o seu bebezinho nos braços.

Cuidados na Amamentação

Hidratação: essa parte houve uma divergência entre as orientações a obstetra recomendou que assim que começar a amamentar use a pomada Lansinoh, já a enfermeira obstetra do curso recomendou usar apenas o próprio leite ao final de cada mamada.

Higiene: lavar normal no banho e usar absorventes de seio.

Tomar Sol: tomar banho de sol de 15 à 30 minutos por dia, antes das 10:00 ou após 16:00.

Pega: forma correta que o bebê deve mamar – o seu bebê deve abocanhar toda a parte escura da sua mama e não somente o bico, dessa forma o mamilo(bico) fica dentro da boca e é sugado e não mordiscando, evitando assim mais atrito e possíveis feridas.

Local: no início o local para amamentar deve ser tranquilo e confortável para você e também para o bebê, evitando assim, parar a mamada para mudar de posição.

Formato da mão para introduzir a mama na boca do bebê

para iniciar a mamada segure sua mama com a mão em formato de concha, só a parte da aréola, isso vai ajudar a posicionar a mama corretamente na boca do bebê. A outra mão deve amparar a cabeça e o pescoço do bebê.

Retirar o bebê da mamada: caso o bebê pegue só o bico, conte com a ajuda do dedo mindinho, coloque o dedo entre a mama e o cantinho da boca do bebê para diminuir a pressão. Aí é só retirá-lo da mama e recolocar com a pega correta.

Alterne as mamas para cada mamada

o leite possui em sua estrutura uma sequencia de proteínas que são liberadas durante a mamada. No início é mais liquido e vai ficando mais grosso, o ideal é que o bebê mame até esvaziar a mama por completo, assim ele terá ingerido todas as proteínas necessárias para seu sustento que vão se alternando do leite mais liquido para o mais consistente.

Achei super interessante a explicação sobre o porque alternar as mamas e fazer com que o bebê em uma única mamada, mame até a mama esvaziar: porque se você oferece uma mama ao bebê e antes de acabar a outra ele com poucos dias percebe que alternando as mamas não precisa fazer muito esforço para sugar, porque o leite que sai do inicio da mamada é mais fácil de sugar, aí ele sempre vai querer mamar o leite do inicio, mas assim não estará recebendo todas as proteínas que necessita em uma única mamada, com isso ele vai querer mamar mais vezes, pois não ficará sustentado.

Massagem para retirar o “leite empedrado”

No inicio da amamentação o nosso organismo ainda não sabe ao certo a quantidade de leite que deve produzir e na primeira semana de amamentação acontece uma fase que é adaptação do nosso organismo a esta produção.

Este fenômeno vem muitas vezes com a produção excessiva de leite, deixando as mamas pesadas, doloridas, duras e difíceis de sugar, muitas pessoas falam que o leite empedrou e é nessa fase que muitas mulheres desistem de amamentar.

No curso aprendemos uma massagem para retirar este leite das mamas, aliviar a dor e voltar a amamentar o bebê.

Primeiro faça movimentos circulares com em toda a mama.

Depois aperte com a mão em forma de concha da aréola até o bico, aos poucos o leite irá sair.

Aproveite este momento para fazer doação do seu leite à um banco de leite da sua cidade (depois farei um post detalhando sobre doação de leite), repita o movimento de ordenha até retirar todo o leite.

Dica do curso para os papais: enquanto a mamãe amamenta prepare um escalda pés para ela fazer após a mamada e a ofereça uma massagem, você verá que ela ficará muito mais tranquila e revigorada para a próxima mamada.

papais

Como falei com vocês o curso foi riquíssimo, estas foram algumas dicas passadas no curso, para você futura mamãe de Belo Horizonte clique aqui para saber mais informações sobre os cursos e participar.

Quem é de outra cidade procure se informar se em sua cidade tem algo parecido, é muito importante aprender, principalmente sabendo que o aprendizado irá nos preparar melhor para chegada do nosso bebê.

Um dia abençoado para todos vocês e até o próximo post.

5 thoughts on “Cuidados com as Mamas na Gestação e Amamentação”

    1. Obrigada Cristina, realmente é bem trabalhoso, escolher os temas, aprender sobre o assunto, pesquisar, consultar as fontes corretas e montar um texto que trará um conteúdo que será útil para nossas leitoras. Mas é prazeroso quando recebemos um feedback e realmente conseguimos alcançar nosso objetivo.

      Os frutos demoram, mas serão colhidos. Vou dá uma passada lá na sua página também. Beijos!!!

Deixe aqui um comentário para a gente!!!