Estilo

Dicas, exames e produtos segundo trimestre

Já contei para vocês quais as orientações de pré natal que minha obstetra passou no primeiro trimestre, agora vamos as dicas para o segundo trimestre.

segundoTrimestre

Dicas:

  • Alívio dos sintomas: para o enjoo comer de 2 em 2 horas pequenas porções de frutas (liberou picolés e sucos de várias frutas até o quarto mês).
  • Alimentação: quando o enjoo passou recomendou que voltasse com uma dieta equilibrada novamente e rica em cálcio(leite, queijos, iogurtes, requeijão e derivados), ferro(carne vermelha bem passada, feijão, rúcula, alimentos integrais e vegetais verde escuro) e Ômega 3(peixes, castanhas, sardinha, nozes, salmão e abacate).

alimentossaudaveis

  • Vitaminas: continuei com a Vitamina D – Adera D3 (tenho deficiência dessa vitamina por conta do hipotireoidismo)
    • Trocou a Ogestan Plus(uma das vitaminas nacionais com maior concentração de DHA) pela Prenatal Formula with DHA que possui uma concentração de DHA maior, as vitaminas pré-natal devem ser utilizadas até 3 meses após o nascimento do bebê.

vitaminas1

Exames:

  • Laboratoriais: exames de função tireoidiana: T4 Livre, TSH, Anti_TPO. Estes exames são importantes para verificar se a gestante não está com os hormônios da tireoide controlados, tanto o hipotireoidismo quanto o hipertiroidismo da mãe são prejudiciais para o bebê durante a gestação.
    • Curva de tolerância glicêmica: serve para diagnosticar uma possível diabete gestacional que pode trazer muitos riscos para o bebê e a mãe durante a gestação.
    • Ferro, Ferritina, Cálcio Total: estes minerais são essências para o desenvolvimento do bebê na gestação por isso a mãe deve manter bons níveis deles no corpo.
    • Toxoplasmose, Sífilis e HIV: a presença deste protozoário e vírus no organismo da mãe durante a gestação podem trazer complicações sérias para o feto.
    • Urina: é realizado para diagnosticar algum problema que possa vir a afetar o sistema urinário e renal da gestante.
  • Ultrassonografia Morfológica ou Morfológico: exame de ultrassonografia realizado entre a 20ª e 24ª semana de gestação que serve para verificar com detalhes todos os órgãos internos do bebê,  detectar problemas como descolamento de placenta, má formação e ver a maturidade da placenta.
  • Ecodopplercardiografia Fetal ou Ecofetal: exame de imagem focado no coração e nos vasos sanguineos, onde é analisado os detalhes da estrutura morfológica e as funções cardíacas e circulatórias do bebê, este exame é realizado por um especialista em cardiologia fetal.

Produtos:

Repelente: com a descoberta do Vírus Zika, repelente passou a ser item tão básico como as vitaminas pré natais para gestante, continuo usando o Exposis, telas nas janelas e também repelente de tomada em casa e no trabalho.

Sabonete: continuo utilizando o sabonete íntimo Proctoderm para prevenir hemorróidas, alternando com o dermacyd.

Creme Hidratante: agora que a barriga começou a esticar muito estou utilizando o óleo Palmers Cocoa Butter Formula Soothing Oil, após o banho a noite e o creme Palmers Cocoa Butter Formula Massagem Cream for Strech Marks duas vezes ao dia, pela manhã após o banho antes de ir para o trabalho e a noite após  passar o óleo para dormir.

Óleo de Massagem: para diminuir o cansaço e dores nas pernas, pés e coluna óleo mineral.

produtos

Estas são as dicas para o segundo trimestre de gestação que recebi e compartilho com vocês, não esqueçam que o pré natal é único e exclusivo.

Um dia abençoado para todos vocês, até o próximo post.

Deixe aqui um comentário para a gente!!!