Brincadeiras e Estímulos para bebês de 0 à 1 mês


Os primeiros dias do bebê em casa se resume a alimentar, trocar, dar banho e colocar para dormir, isso quando não tem as terríveis cólicas ou os bebezinhos que insistem em trocar o dia pela noite.

Mas com o passar dos dias e com a adaptação fora do útero é hora de pensar em desenvolver aquela mentezinha que está ali captando e querendo aprender sobre este mundo novo.

E é neste momento que a gente se pergunta: o que faço para estimular ou brincar com o meu bebê? São vários estímulos que você poderá fazer para desenvolver e também distrair o bebezinho.

imagem_semana_2

Reuni aqui as orientações da pediatra e também algumas sugestões do Baby Center:

👶0 à 1 mês: o bebê deste período não responde muito as interações, mas algumas atividades os deixam mais calmos.

Eles também não se distraem por muito tempo, cada atividade dura cerca de 5 a 10 minutos.

E só enxergam cerca de 30 cm, essa distância vai aumentando a cada semana.

  • massagem: já falei sobre a shantala, esta atividade pode ser feita desde o primeiro dia, pode ser que o seu bebê não goste ou fique calminho, a dica é observar se o bebê está gostando, senão tente em um outro momento.💆
  • cantar: desde a gestação você já pode cantar, experimente cantar na hora das mamadas, nas trocas de fraldas e quando for colocar o bebê para dormir, eles adoram dão até aqueles sorrisinhos involuntários que nos deixam apaixonados ainda mais.🎤
  • tomar sol: esta é uma atividade obrigatória eles gostando ou não. A pele do bebê é muito sensível o banho de sol deve ser realizado em horários apropriados antes das 10:00 ou após às 16:00😎.

tomandosol

  • imitação: esta atividade dá para tentar fazer depois dos 20 dias, mas você só verá resultados mesmo depois de um mês. Chegue seu rosto bem próximo ao do bebê e faça algum movimento no rosto repita algumas vezes e o deixe observar. Logo você verá que ele irá te imitar e sempre que você o olhar de perto ele irá fazer o movimento. A primeira coisa que a ensinei foi colocar a linguinha para fora e o papai a jogar beijo. Hoje ela fica observando a gente conversar e tenta imitar é muito fofo😍.
  • música: eu usava para acalmar, ou quando eu precisava deixar ela no carrinho sem balançar (durante uns 20 dias entre o início do primeiro mês até o metade dele, a Valentina ficava acordada durante o dia quase todo e só queria colo, suas sonecas não duravam mais que 20 minutos) então colocava umas músicas para distraí-la quando eu precisava fazer algo.🎼
  • leia: confesso que não consegui ler no primeiro mês, mas colocava áudio de historinhas para ela ouvir.📖

Estas são as brincadeiras e estímulos que fiz com a Valentina no primeiro mês, logo voltarei indicando os estímulos para os próximos meses.

Conhece ou fez com o seu bebê alguma outra brincadeira? Ficaremos felizes se deixar nos comentários a sua contribuição.😘

Espero ter a ajudado aos papais com idéias de brincadeiras e estímulos para os seus bebês.

Um dia repleto de bençãos!!!🙏


Deixe aqui um comentário para a gente!!!