Estilo

Estímulos e Brincadeiras para bebês de 4 à 5 meses

Algumas pessoas dizem que os bebês de 4 à 5 meses estão na fase mais gostosa, porque ele deixa de ser aquele serzinho que só comia e dormia e começa a tentar se comunicar mais com o novo mundo.

Nesta fase o bebê começa a se interessar por rostos, objetos coloridos, alguns já começam a coçar a gengiva que está se preparando para romper os primeiros dentinhos.

As cólicas começam a diminuir (ou pelo menos os pais começam a identificá-las), as mãozinhas e pezinhos são uma diversão para eles.

O rolar e arrastar começam a ser treinados, os sorrisos se transformam em gargalhadas, ou seja, agora sim já dá para brincar com o bebê.

  • mordedores: vale investir em algo molinho a principio e vai trocando o material para ajudar o bebê a coçar as gengivas;

Aqui em casa tudo vai para a boca em forma de mordedor e é interessante para que ela conheça várias tipos de materiais: plástico molinho, plástico mais resistente, borracha, paninhos de diferentes texturas e até a madeira do elefante de atividades virou mordedor.

mordedores bebê

  • imitação: o bebê começa a sorrir, fazer bolinha de cuspe e barulhinhos com a boca, eles fazem e mostram para nós o que aprenderam, se você quer ver aquele sorriso de satisfação no seu bebê repita o que ele fez, vocês irão dá muitas risadas juntos;
  • massagem ou cócegas: eles começam a sentir melhor o tato, e a hora da massagem se torna gratificante para eles, aproveite este momento também para tirar boas gargalhadas do seu bebê fazendo cocegas nos pezinhos e barriguinha eles adoram.
  • bolhas de sabão: esta atividade é ótima, os bracinhos e perninhas do bebê estão todos descontrolados neste período, leve o bebê para o ar livre e sopre bolinhas de sabão em direção dele, você verá que os bracinhos e perninhas ficarão balançando de tanta euforia e ele tentará pegar as bolhinhas.
  • cadê o bebê: com uma fraldinha tampe o seu rosto e pergunte cadê a mamãe retire a fralda e fale achou, a gargalhada virá na certa, depois repita agora colocando a fralda sobre o rosto do bebê, eles adoram.
  • sentar com apoio: comece a treinar o bebê a ficar um tempo sentadinho apoiado as costa em uma almofada de amamentação, no seu colo, ou apoiado por travesseiros.

Bebês de 4 à 5 meses: minha experiência

Este mês aqui em casa a Valentina resolveu que não iria arrotar mais no ombro, assim que terminava de mamar ela esticava os bracinhos e tentava sentar, aí já aproveitava o momento para fazer esta atividade com ela.

Outro momento que a colocava sentada era o da leitura, mas logo ela queria deitar sobre o livro.

bebê 5 meses

  • objetos pequenos: ofereça o bebê pequenos objetos que não caibam na inteiros na boca, sempre sobre sua supervisão para ele começar a treinar a pega fina e passar o objeto de uma mão para a outra, aqui em casa começamos com o bico que se tornou um brinquedo e amigo, pois ela mais conversa e brinca com ele do que chupa.
livro para bebê
  • ler livros: os bebês ainda não se interessam muito pela leitura neste período, mas livrinhos de panos, de banho e com sons são interessantes para começar o hábito.

Aqui em casa li algumas vezes depois do banho antes de colocá-la para dormir, no começo ela ficava quetinha reparando as figuras dos livros, quando os livrinhos de panos e banho chegaram a brincadeira ficou completa.

  • falar o nome: quando conversar, cantar ou ler história para o seu bebê fale sempre o nome dele, você verá que a partir do próximo mês ao ouvi o  seu nome, ele vai começar a virar a cabeça para procurar, já entendendo que aquele som se refere a ele.

Espero ter ajudado os papais e mamães com as dicas.

Um dia abençoado para todos vocês!!!

 

1 thought on “Estímulos e Brincadeiras para bebês de 4 à 5 meses”

Deixe aqui um comentário para a gente!!!