Estilo

Quais os estímulos e brincadeiras fazer com o seu bebê de 6 à 7 meses

A vida dos bebês de 6 à 7 meses é só brincadeiras e descobertas.

Já falei aqui dos estímulos para os bebês dos meses anteriores.

No sexto mês a maioria dos bebês já aprenderam a rolar nos dois sentidos e aperfeiçoaram a audição, a visão e o controle das mãozinhas.

  • Imitação: imite os sons e gestos que o bebê faz, ele vai adorar e fazer novamente para ver você imitando;
  • Estimule a fala: faça os sons dos animais e mostre gravuras, figuras ou livros com a imagem do animal que você está imitando para ele já ir se familiarizando;

Outra forma de estimular a fala é dizendo algumas sílabas para o bebê repetir.

Barulhos e entonação diferentes também atraem os bebês.

Contar e ler histórias se torna mais divertido agora que o bebê também já consegue sentar para ouvi ou olhar as gravuras do livro, e logo logo ele pegará o livro e vai “contar a história” para você na linguagem dele.

bebê 6 meses

  • Mordedores: neste período alguns já estão com dentinhos apontando e os mordedores de diferentes materiais ajudam muito;
  • Chocalhos: brinquedos com sininhos e barulhinhos dentro eles adoram balançar para ouvir.

A Valentina adora uma bonequinha que tem um sininho na cabeça, além de fofinha ela conversa e sacode bastante a bonequinha.

bebê de 6 à 7 meses

  • Pelúcias, naninhas e paninhos: os bebês dessa idade adoram tecidos e os bichinhos fazem maior sucesso.

A Valentina adora as etiquetas dos brinquedos e roupas, principalmente as de Cetim.

Outra brincadeira que ela adora é quando estou estendendo as roupas balançar os lençóis perto dela, ela fica toda eufórica e dar boas gargalhadas. Difícil é parar a brincadeira, ela sempre chora querendo mais.

  • Conversar: quando o bebê balbuciar em sua linguagem responda como se estivesse entendendo o que ele diz, olhe nos seus olhos e responda para estimula-lo a conversar.
  • Controle da TV: é incrível como os bebês gostam deles, e não adianta comprar a versão para brincar porque interessante para eles mesmo é o original, aqui em casa compramos esse, mas ela gosta mesmo é do verdadeiro.
  • Caixa dos Tesouros: separe algumas peças ou materiais que chama a atenção do seu filho quando você está usando, é importante que as peças não ofereçam risco de acidente e estejam tudo limpinho, coloque dentro de uma caixa sem o bebê ver, sente o bebê em frente a caixa e deixe-o descobrir os tesouros que estão lá dentro.

Essa atividade deve ser realizada e monitorada de perto, porque mesmo um objeto simples como uma colher pode ocorrer acidentes, faça-a quando você puder ficar ao lado do bebê o tempo todo.

Aqui em casa a Valentina adorou e hoje quando ela ver alguma das caixinhas que utilizei para mostrar os tesouros ela sai correndo (engatinhando) para saber o que tem dentro de novidade.

O ideal é ir trocando os tesouros por outros que eles mostrarem interesse.

bebê de 6 à 7 meses

  • Estimular Bater Palmas: outra orientação da pediatra para melhorar a coordenação das mãozinhas.

A Valentina adorava me ver batendo palmas e ficava tentando, percebi que ela ficava irritada porque não estava conseguindo aí parei um pouco de estimular, um dia ela estava assistindo o desenho da Dora aventureira, gosto de colocar este e o Show da Luna, porque ela conversa com os personagens o tempo todo e do nada na hora da música do mapa ela começou a bater palma, a mamãe aqui babou. Aí foi aquela festa, toda vez que ligava um desenho na TV ela já começava a bater palminhas.

  • Estimular Dar Tchau: Também para melhorar a coordenação e controle das mãozinhas.

Logo depois que eles aprendem a “dá tchau” eles começam a te chamar rs…????

Estas são as dicas para este mês, não esqueça de continuar com os estímulos do meses anteriores porque nesta idade eles ainda esquecem o que aprendem.

Um dia abençoado para todos vocês, até o próximo post.

Deixe aqui um comentário para a gente!!!