Estilo

Estímulos e Brincadeiras para bebês de 8 à 9 meses

A maioria dos bebês de 8 à 9 meses já engatinham, arrastam ou querem ficar em pé. Os estímulos para este mês são importantes para treinar a locomoção, por isso é importante que algumas proteções e medidas de segurança sejam tomadas.

A pega fina e os bebês de 8 à 9 meses

O bebê está aprimorando pegar objetos pequenos com dois dedos, uma forma de aprimorar esta habilidade.

É na hora das refeições aproveitar que o bebé já está pelo menos almoçando e comendo frutas nesta fase para colocar legumes e/ou frutas molinhas cortados em pedaços pequenos, ele vai pegar e tentar colocar na boca.

bebês de 8 à 9 meses

Esta é uma atividade que deve ser monitorada o tempo todo por você para que o bebê não engasgue.

Aqui em casa a Valentina já estava coçando os dentinhos e adorava fazer essa atividade com biscoito de polvilho, ela pegava com os dois dedinhos depois agarrava com as duas mãozinhas até o biscoito acabar.

bebês de 8 à 9 meses

jogar beijos: este é uma atividade que a pediatra recomendou para este mês: ensina a criança a ser sociável e aprimora a coordenação motora das mãozinhas.

treinar chamar: dar “tchau” e chamar as pessoas também é uma forma de interação e treinar domínio e coordenação das mãozinhas.

Atividades com bolas e os bebês de 8 à 9 meses

Bebês adoram bolas e para os mais “preguiçosinhos” ela pode ser um estímulo para engatinhar.

Comprei a bola para fazer uma brincadeira indicada no Baby Center (super baratinha R$ 5,00 em uma loja no centro de Belo Horizonte), a brincadeira indicada era para fazer sentada rolando a bola.

Mas a Valentina neste período ainda estava deslumbrada com os tapetinhos de EVA que proporcionaram ela engatinhar pelo quarto todo, não consegui que ela se concentrasse em rolar a bola.

bebês

Quando eu a apresentei, a principio ela teve receio, mas em poucos minutos estava sorrindo e dando gritinhos de alegria.

Empurrava com a mão e corria atrás da bola engatinhando.

Ela fica tão empolgada com a brincadeira que sempre acaba caindo, por isso nesse período só usei a bola com ela no quarto com o tapete para proteger.

A princípio aqui em casa a brincadeira com bola serviu para estimular a engatinhar

Levantar apoiado

Colocar o bebê sentado próximo ao sofá ou até mesmo o berço e colocar um brinquedo ou algo que ele goste em cima, para estimulá-lo a levantar para pegar.

A barra horizontal fixada na altura do bebê também é uma ótima opção para fazer este estímulo.

bebês

Conceito de dentro/fora, aberto/fechado:

Coloque alguns brinquedos em caixas ou cestos, ou objetos menores dentro de outros maiores e deixe o bebê descobrir o que está la dentro.

Neste período eles começam a entender os conceitos de dentro e fora/aberto e fechado e ficará um bom tempo colocando e retirando os brinquedos dos cestos e/ou caixas.

bebês de 8 à 9 meses

mudar a apresentação dos brinquedos: mudar os brinquedos de posição, desmontá-los ou mostrar a utilização de outro angulo, ajuda a despertar o interesse novamente em brinquedos que eles já tenham enjoado.

bebê 9 meses

Aqui em caso adoto o esquema de rodízio, toda semana mudo os brinquedos que ficam disponíveis para ela.

Alguns como o tapetinho de atividades eu desmontei e hoje ela brinca com as peças separadas: tentando montar, usa o pianinho para observar a causa e o efeito.

Ensinar o nome das coisas:

Você pode começar com cores, formas, animais e os nomes das pessoas da família. Logo você verá o seu bebê apontando para o cachorrinho da família quando você falar o nome dele ou perguntar quem faz “au au”.

Eu uso alguns livrinhos para trabalhar  estes estímulos também.

bebê 8 meses

Apertar botões para observar causa e efeito:

Brinquedos com botões que emitam sons e acendam luzes faz um sucesso neste momento. As campainhas, botões de elevadores e interruptores de lâmpadas são os preferidos para trabalhar estes estímulos.

São gargalhadas sem fim, o problema é disposição de ficar segurando o bebê no colo para ele apertar inúmeras vezes o botão e se divertir.

bebês de 8 à 9 meses

Estes foram alguns dos estímulos e brincadeiras que mais usei com a Valentina neste período, além é claro de aprimorar as atividades dos meses anteriores.

A criatividade também ajuda muito, não é preciso ficar comprando muitos brinquedos é só pegar como base o que tem que ser estimulado e observar o que é seguro para brincar e ensinar o seu bebê se divertindo com ele.

Espero ter ajudado com algumas ideias para brincar e estimular o bebê de vocês.

Um dia abençoado para todos, até o próximo post.

Deixe aqui um comentário para a gente!!!