Estilo

Estímulos e brincadeiras para bebês de 10 à 11 meses

Os bebês de 10 à 11 meses estão cada vez mais independente e cada conquista dele nos deixa orgulhosa e ao mesmo tempo saudosa pelo fato do nosso bebezinho está precisando cada vez menos de nós…

Quando vi a Valentina em pé sem apoio, segurando um brinquedo pela primeira vez e quando olhei para ela, ela veio caminhando em minha direção eu me emocionei. Coisas de mãe babona.

Mas este mês o incentivo é esse, colocar o bebê para ir treinando ficar em pé sem apoio. Como eles já estão mais espertos e até sabendo escolher ou pedi as coisas, as brincadeiras começam a ficar bem mais interativas.

Aqui o celular é o preferido, ela pede mesmo e ainda imita a gente conversando.

O que fazem os bebê de 10 a 11 meses

  • Banhos de Balde: essa atividade é alegria sempre, a novidade aqui é o senta e levanta que vira uma festa. Agora os livrinhos de banhos e potinhos para encher, esvaziar e ficar trocando a água são super interessante para eles.

Vale qualquer potinho: uso a própria saboneteira, brinquedinhos de empilhar, vasilhas de plástico, qualquer potinho limpinho que sirva para armazenar água. Olha ela batendo um potinho no outro, na água para ouvi o barulho e trocando a água de um recipiente para o outro.????

  • Passeios: o bebê está aprendendo a cada segundo e normalmente durante a semana de trabalho temos uma rotina que seguimos com eles. No final de semana costumo reservar para levar a Valentina em lugares diferentes, ou a lugares conhecidos, mas fazendo coisas diferentes vou narrando tudo que estamos fazendo.

Procuro nestes passeios levá-la aonde tem outras crianças sempre incentivando a socialização já que não temos crianças próximo a idade dela que mora perto na família e ela ainda não está na escolinha.

  • Pelúcias, naninhas e bonecos: agora eles estão servindo para ensinar noções de afeto e carinho foi a minha mãe que me alertou sobre trabalhar também estes estímulos. Ensinamos ela a segurar os ursinhos, abraça-los bem forte e dá beijinhos. É muito bonitinho toda vez que a entregamos alguma pelúcia, ela abraça, balança e beija.????
  • Dançar: é uma atividade que os bebês adoram, coloque uma música que ele goste e comece dançando no colo, depois vá modificando a brincadeira colocando ele em pé e segurando as mãozinhas balançando um pouco, cuidado para não machucar ou deslocar o bracinho.
  • Brincar de roda: também comecei a ensiná-la a brincar de roda, aproveito quando estão as tias e a vovó em casa e damos as mãos e ficamos cantando e balançando, quando ela melhorar os passinhos a roda vai começar a girar.???? Estimula a fala e ainda aprende canções populares, louvores e toda a família se diverte.
  • Pega Pega: essa é uma atividade para gastar muita energia, principalmente se o bebê está agitado ou ficou o dia todo muito parado. Costumo fazer até uma hora antes dela dormir para esgotar as energias????

Com o bebê engatinhando você também fica na posição de engatinhar ou sentado no chão na altura dos olhos dele e fala “eu vou te pegar”, ele vai sair engatinhando correndo e você vai atrás, é uma alegria que só.

Para essa atividade escolha um local seguro sem muitos móveis ou obstáculos, porque na hora da corrida eles não tem muita noção de sentindo e distancia saem correndo sem rumo e dependendo dos móveis podem machucar.

Aqui faço no quartinho dela que tem os tapetinhos de EVA e retiro todos os brinquedos do chão para ela não se machucar.

  • Concurso de palmas: essa dica de brincadeira encontrei no baby center, é super simples e dá para fazer em qualquer local, coloque o bebê em pé se ele já consegue sozinho ou então se ainda se sente inseguro em ficar em pé, encoste as costinhas em um sofá, parede ou em outra superfície de apoio.

Nessa fase o bebê imita tudo que a gente faz, fique de frente para ele e bata palmas para ele repetir, bata e conte bem alto quantas palmas você está batendo, espere ele repetir e conte também. Faça bastante festa quando ele repetir para ele querer repetir muitas vezes a brincadeira. Vá aumentando a quantidade de palmas na medida que o bebê começar a vencer o desafio anterior.

  • Acertando os nomes: falar o nome dos objetos para que o bebê aponte, ou pedir para ele pegar um brinquedo ou objeto, sempre que o bebê apontar para um objeto pedindo (sim nessa idade ele já pede as coisas) você repete você quer a boneca? Ou, sim filho(a) esta é a bola, algumas palavras ele até irá repetir um som parecido ao que você disse também.

Toda vez que falo meia ou pé, a Valentina tenta tirar ou se estiver sem tenta colocar a meia no pé rs..rs..rs..

  • Pedir ajuda para trocar as roupas: quando estiver trocando o bebê vá pedindo para ele: levantar a perna, esticar o bracinho, logo você verá ele te apontando o pezinho para colocar a meia ou te ajudando a passar a camiseta pelo pescoço, aproveite também para ir falando as partes do corpo que vocês estão movimentando para retirar ou colocar as roupas e também os nomes das roupas.

Logo logo, você verá seu bebezinho pegando, apontando ou se virando para um objeto ou pessoa que você falar o nome. Aqui em casa quando falei com a Valentina olha a sua amiguinha (apontando para a bonequinha) e ela pegou a bonequinha deu um abraço e me entregou para abraçar também eu fiquei boba. rs..rs..rs..

Quando falo bola ela procura o quarto todo e acha a bola escondida aonde for e fala na linguagem dela “boila” pega e trás para mim.

  • Brinquedos de apertar ou encaixar: agora que eles já começam a entender que as ações deles podem modificar algo, os brinquedos de encaixar fazem mais sentidos e o seu bebezinho pode passar um tempo bem grande tentando acertar o encaixe que você mostrou a ele anteriormente. Os brinquedos que ao apertar emitem luzes e/ou sons também são uma ótima diversão para eles.

A Valentina adora mesmo são os interruptores e campainhas só passar no colo perto de um que ela já quer apertar. Temos uma tomada no quarto para desligar os aparelhos que ficam ligados no painel, o interruptor fica na altura dela, ela fica um bom tempo apertando, engraçado é ela procurando qual a ação que o interruptor faz rs..rs..rs..

O incentivo a leitura não pode faltar, ela adora um livro, coloquei alguns na parte da comoda que fica sem trava, ela abre, escolhe o livro e pega sempre para olhar as gravuras e/ou ficar lendo na linguagem dela.

Estas foram algumas das brincadeiras e estímulos que fiz neste período, espero inspirar alguns papais e mamães que queiram estimular os bebês com brincadeiras.

Antes de ir, segue a gente no Instagram, clique aqui.

Um dia abençoado para todos!

Deixe aqui um comentário para a gente!!!