Com Pet

Frutas e verduras permitidas/proibidas para cães

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Bella está sempre aparecendo por aqui e resolvi compartilhar com vocês uma dica muito legal de alimentação que uso com ela.

983662_1247608888599029_2843131770916398073_n
Bella no Natal de 2015!!!

Existem frutas e verduras que você pode dar para o seu cãozinho, e além dele gostar vai fazer bem para a saúde dele.

img_quais_sao_as_verduras_que_os_cachorros_podem_comer_12917_orig

E existem algumas que não são próprias para o consumo do seu animalzinho. Quer saber quais são? Segue abaixo a lista das mais comuns:

verduras-legumes-permitidas-caes-tn

PERMITIDAS

Chuchu: É indicado para cães que estão fazendo dieta para emagrecimento. É rica em vitamina A e vitamina C, tendo também uma grande valor por disponibilizar nutrientes como o Cálcio, Fósforo e Ferro. É indicado que seja cozido, consequentemente, fornecido ao animal sem a casca.

Batata: A batata é uma ótima fonte de vitamina do complexo B e C. Além disso, a batata pode fornecer ao animal Ferro, Cálcio e Potássio, colaborando com a manutenção do sistema imunológico, dos músculos, dos ossos e dentes. A batata deve ser servida cozida e sem temperos. É indicado também, que ela seja amassada, fazendo uma espécie de purê.

Cenoura: Ela é uma fonte rica em vitamina A, que é super importante para os cachorros. É indicado que a cenoura seja cozida sem sal e fornecida sem casca.

pode

Couve: É rica em vitamina A, C e K, contendo ainda algumas vitaminas do complexo B. É bastante rica em fósforo, ferro e cálcio, tendo um papel importantíssimo na manutenção dos dentes e ossos dos animais. Ela deve ser cozida e cortada em tiras, consequentemente misturada na alimentação.

Beterraba: A beterraba é uma boa fonte de nutrientes para os nossos pets, porém animais que têm diabetes não são indicados a consumi-la, devido ao grande teor de açúcar. A beterraba é rica em vitamina A, C e complexo B, sendo muito boa para a manutenção do sistema imunológico e visão do animal, entre vários benefícios. A beterraba deve ser cozida, retirada a casca e fornecida ao animal.

86

Brócolis: Ele tem boas propriedades nutricionais, tais como: Cálcio, Potássio, Zinco, Ferro, Sódio. Ele deve ser cozido e misturado à comida fornecida ao animal.

Alface: O alface é utilizado principalmente como complemento, devido ao fato de que alguns cães não aprovam ingerir esta hortaliça de forma individual. O alface deve ser fornecido misturado com outras verduras e legumes.

Abóbora: A abóbora também é rica em vitaminas A, C e E. Ela deve ser cozida e fornecida sem a casca para o animal.

Ervilha: (sem ser em conserva/lata):A ervilha é uma ótima fonte de vitaminas A, C, B1, B2, B3 e B6. Além disso, ela dispõe de nutrientes, tais como: Potássio, Ferro, Cálcio e Fósforo. Deve servir cozida.

Vagem: Ela é indicada também para reduzir o colesterol, como também, em alguns casos, indicado para os cães diabéticos. O modo de preparo é bastante simples, o indicado é apenas cozinhar e fornecer ao cão. Muitos tutores fornecem como petisco, e afirmam que tem uma boa aceitabilidade.

cachorro-comendo-vagem

Tomate: É rico em vitaminas A, B e C. O tomate também tem um grande valor nutricional, pois contém Potássio, Cálcio e Ácido Fólico. O tomate pode ser fornecido com sua casca, porém é indicado retirar as sementes. Tomate verde não devem ser fornecidos ao pet, somente tomate maduro.

Inhame:O Inhame é de grande importância nutricional, pois tem baixo teor de gordura e alta concentração de fibras. Além disso, o Inhame fornece ao animal as vitaminas A e C, como também as do complexo B. Na hora do preparo, deve-se retirar a casca e cozinhá-lo até o amolecimento do mesmo. Pode fornecer em rodelas ou em forma amassada, como o purê.

Espinafre: O espinafre é uma ótima fonte de vitamina A e vitaminas do complexo B. Tem uma boa palatabilidade pelos cães, sendo uma ótima escolha para o fornecimento. Além dessas vitaminas, o espinafre também é rico em: Fósforo, Cálcio, Sódio, Potássio, Magnésio e Ferro. É aconselhável que o espinafre seja cozido e depois misturado junto com outros legumes e verduras.

verduras-legumes-proibidos-caes-saude-alimentacao-achepet

PROIBIDAS

Caule e folhas de vegetais e legumes não faz bem para os cães e podem causar danos ao organismo. Sempre que quiser oferecer algum desses vegetais e legumes, retire o caule e as plantas.

Cebola e o alho são alimentos proibidos porque contém uma substância que pode causar anemia.

Batatas, inhame, mandioquinha e cará crus também não são indicados por apresentarem uma toxina que pode deprimir o sistema nervoso central e provocar distúrbios gastrointestinais. Eles precisam ser cozidos para depois alimentar seu pet.

frutas-permitidas-proibidas-caes-tn

PERMITIDAS

Manga: A manga não deve ser oferecida com casca e nem caroço, pois pode ocorrer um engasgamento. Ela é rica em fibras alimentares e vitamina C. É muito importante, quando há um desequilíbrio nutritivo, ofertar ao animal a manga.

Banana: A banana deve ser servida sempre sem a sua casca e nunca em grandes quantidades. A banana é rica em potássio, vitaminas A e C e fibras. Excelente para uma boa manutenção do sistema imunológico.

pode7

 

Kiwi: É uma fruta que contém vitamina C, sendo bastante indicada para ofertar ao cão. Além da vitamina C, ela é rica em fibras e magnésio. Alguns estudiosos afirmam que pode prevenir o câncer. Retirar a casca ao entregar ao cão.

Maçã: Essa fruta é de alto valor nutritivo, porém não deve ser oferecido o seu talo, pois este libera ácido cianídrico. Ela é rica em vitaminas B, C e E, sendo uma boa escolha para complementar a nutrição diária do seu cão.

cachorro-pode-comer-maca-3

Pêra: Ela é uma fruta bastante adocicada e de boa palatabilidade. Ela é rica em vitamina A e C, além de ser uma fonte bastante rica em complexo B. Não é indicado fornecer ao animal a fruta com o talo interno com as sementes.

Goiaba: A goiaba é rica em vitaminas A, B e C. Ela pode ser fornecida com casca, pois ajuda no bom funcionamento do intestino. Além dessas vitaminas, ela também contém nutrientes muito importantes, como: ferro e fósforo. Ajuda a combater a diarréia e é fonte de carboidratos.

Morango: É uma fonte de vitamina C, A e complexo B. O morango é uma das frutas mais eleitas pelos os cães. É sempre bom oferecer morango orgânico. O morango tem poucas calorias e melhora a função cerebral, afirmam especialistas. Pode ser administrado com a casca, porém em quantidade controlada.

lindomorango_1

PROIBIDAS

Laranja: Essa fruta pode ter um valor muito nutritivo para o cão, porém se ele tiver gastrite, pode fazer muito mal pela sua acidez. Ela não pode ser fornecida com casca, pois  pode “queimar” a boca do animal. Muitos médicos veterinários não indicam o consumo da laranja, pois muitos tutores não sabem se o animal tem ou não gastrite, podendo levar a piora do quadro. Ela é rica em vitamina C.

Abacaxi: O abacaxi é rico em vitamina C e B6, além de tiamina, ferro e magnésio. Não é muito indicada pela sua acidez, porém existem tutores que ofertam. Ela não pode ser ofertada com a casca, pois poderá “atacar” o sistema gastrintestinal do animal.

Uva e uva passa: A uva é rica em vitamina C e complexo B. Ela não é indicada para ser ofertada para os cães. Há relatos de que cães consumiram uvas e chegaram a óbito. Estudiosos afirmam, que a uva causa lesões renais graves nos cães.

UVA

Abacate: O abacate é rico em vitamina A, B1, B2, E e K. Não é uma fruta indicada por muitos médicos veterinários, pois ela possui uma substância tóxica para os cães, chamada Persina. O abacate também pode causar problemas no sistema gastrintestinal do cão.

Carambola: A carambola é rica em vitamina A, C e complexo B. Ela não é indicada para a alimentação do Pet, pois contém uma toxina natural que não é filtrada pelo do rim do animal que é portador de insuficiência renal. Os médicos veterinários não indicam, pois em dúvida se o animal é ou não nefropata (portador de doença renal), não é indicado administrar.

Essa é minha dica para vocês, porém aconselho procurar seu veterinário para ter uma opinião profissional sobre o assunto.

comida-natural-para-pets

Fonte das imagens: Google Imagens

Beijos e até a próxima dica pessoal!!!

Deixe aqui um comentário para a gente!!!