Receita

Batata Gratinada com Chimichurri e Ervas Finas

Olá Pessoas Modernas,

E o final do ano já está batendo na nossa porta não é mesmo? Nesta época do ano, começam as festas e reuniões de confraternizações, fica tudo super corrido, temos vários compromissos e para não sobrecarregar alguns, sempre buscamos dividir as tarefas para as festas.

Muitas pessoas tem o costume de reunir e dividir os pratos entre os familiares, amigos ou colegas de trabalho e tem gente que neste momento fica super preocupado ou por não saber fazer um prato sofisticado ou por não ter tempo para isso.

Trago para vocês uma receita super prática que toda vez que faço é sucesso, sempre é um dos pratos mais elogiados: a batata gratinada.

20131110_142408

Vamos a receita:

Ingredientes:

1 kg de batata
1 colher de chá de tempero ervas finas(é uma mistura de: salsa, orégano, manjericão, alecrim, tomilho, estragão, coentro, louro e cebolinha desidratados)
1 colher de chá de chimichurri (uma mistura de: alho, cebola, pimentão, salsinha, orégano, louro, cebolinha, pimenta calabresa todos desidratados; páprica picante, pimenta do reino e mostarda, todos em pó)
1 caixa de Creme de Leite light
1 caldo de legumes
3 dentes de alho amassados
½ cebola raspada
3 colheres(sopa) de manteiga

Modo de Fazer:
Descasque as batatas e corte-as em rodelas da espessura de um dedo. Coloque água em uma panela apenas para cobrir as batatas, coloque o caldo de legumes, um dente de alho picado, a cebola raspada e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que as batatas estejam macias (cuidado para que não fiquem moles).

20131110_111512

Escorra as batatas, coe a água do cozimento em uma peneira, reserve o alho e cebola que ficaram na peneira e um copo da água do cozimento (o restante você pode utilizar para cozinhar o arroz, por exemplo).

20131110_113912

Amasse o restante do alho e em um refratário untado com uma colher da manteiga coloque as rodelas de batata, pincele o restante da manteiga por cima, salpique um pouco do alho amassado, do chimichurri e das ervas finas, faça esse processo até arrumar todas as batatas no refratário.

20131110_120549

Pegue o copo da água do cozimento reservado, misture ao alho e a cebola reservados, acrescente o creme de leite e despeje sobre as batatas, se desejar salpique mais um pouquinho de ervas finas e chimichurri.

Coloque no forno para grelhar por cerca de 20 minutos ou até que as batatas estejam douradas.

20131110_141727

Dica: Se você gosta de cebola, corte uma média em rodelas e na hora da montagem vá intercalando uma camada de batata e outra de rodelas de cebola, fica maravilhoso, só não coloco em todas as receitas que vou servir para visitas, porque algumas pessoas não gostam de cebola, mas quando faço só para a família, coloco este segredinho e eles amam…

E aí pessoal, gostaram da dica? Receita super fácil né?

Façam em casa e depois voltem para nos contar como foi. Quais adaptações fizeram, porque sei que quem gosta de cozinhar sempre dar aquele seu toque de “chef”, não é mesmo?

Uma quarta-feira cheia de coisas boas para vocês, e até o próximo post…

 

8 thoughts on “Batata Gratinada com Chimichurri e Ervas Finas”

  1. Polly, que tentação visitar o blog essa hora (13h) e me deparar com essa tentação!!
    Meu estomago esta roncando kkkk
    Vou testar sua receita aqui em casa e quando fizer te conto no que deu!!
    Queria agradecer a amanda pela visita no meu blog
    E tb mandar um beijo para vocês!

Deixe aqui um comentário para a gente!!!