Beleza & Saúde Casa & Família Parceiros Tecnologia

Células tronco do cordão umbilical no tratamento da Talassemia

Hoje o assunto de saúde é sério e prova como nosso país está sendo pioneiro no tratamento de doenças genética a partir do Sangue do Cordão Umbilical.

A talassemia é uma doença, causada por uma mutação genética de um ou dois cromossomos específicos (11 e 16). Essa desordem hereditária  provoca uma malformação da hemoglobina, podendo causar anemia.

Dependendo do cromossomo que ocorreu a falha genética a talassemia é classificada em Alfa ou Beta. A médula ossea para de produzir ou produz de maneira insuficiente causando um desproporcionalidade entre o número de cadeias de globina alfa (defeito no cromossomo 16) ou na globina beta (defeito no cromossomo 11).

Para formar a hemoglobina o corpo precisa de proteínas alfas e betas. As proteínas necessitam de alguns genes em nosso corpo para serem construídas. A malformação deses genes determinam o grau e o tipo de talassemia.

A talassemia é também conhecida como “anemia do mediterrâneo”, pois a maioria dos caso ocorriam em povos residentes próximas ao Mar Mediterrâneo, mas com a globalização, miscigenação e migração entre os povos, a talassemia passou a ocorrer em todo mundo.

Alguns tratamentos para a forma mais grave da doença são a cirurgia para remover o baço e o transplante de células tronco do sangue ou da medula óssea.

Crianças com talassemia grave podem ter problemas com a alimentação, mal formação dos ossos do crânio e da face, déficit de crescimento, aparência pálida, inchaço abdominal, urina escura, icterícia,  diarreia e febres frequentemente.

Já no pré-natal existe alguns testes invasivos que podem ser realizados para saber se o bebê tem talassemia e a gravidade são eles:

biopsia
IPIF
  • Amostragem vilo corial: é realizado por volta da 11ª semana de gestação e consiste em remover um pequeno pedaço da placenta para avaliação.
amniocentes
Gestação Bebê

Por ser uma doença genética, na maioria dos casos a talassemia não pode ser prevenida, caso uma pessoa tenha talassemia ou carrega o gene no seu organismo é interessante buscar ajuda de um geneticista ou hematologista antes de ter um filho, para saber se a criança terá mais ou menos risco de sofrer com a talassemia.

Como vocês já sabem eu escolhi a Cellpreserve para preservar as células tronco do cordão umbilical da Valentina e achei super interessante essa reportagem que assistir quando estava grávida falando sobre o primeiro bebê brasileiro selecionado geneticamente para realizar a doação das células-tronco do cordão umbilical e viabilizar a cura da irmã mais velha portadora da Talassemia.

Veja a reportagem retirada do site da empresa:

Uma menina a Maria Clara Reginato Cunha foi concebida de uma fertilização in vitro e, entre dez embriões, o dela foi selecionado por ser 100% compatível com a irmã mais velha e não ser portadora da Talassemia.

Para a irmã mais velha, Maria Vitória de 6 anos, a chegada da irmã representou a chance de uma vida saudável. Desde o nascimento, a menina era portadora da doença crônica que desencadeia uma má formação da hemoglobina, proteína encontrada nas hemácias (células vermelhas do sangue). Nesses casos a medula óssea produz menos hemácias e por consequência não consegue fabricar sangue na frequência necessária podendo causar anemias graves.

“Ela voltou a produzir células como uma pessoa normal. Ela tem uma medula nova. O resultado é muito bom e podemos considerar que a Maria Vitória está curada.” disse o hematologista Vanderson Rocha

O procedimento, pioneiro na América Latina, foi bem sucedido e permitiu que a medula óssea de Maria Vitória produzisse células sanguíneas saudáveis. Jênyce, mãe das duas meninas, disse que repetiria todo o processo quantas vezes fosse necessário. “É claro que tiveram momentos difíceis em que ela precisou de cuidados especiais. Mas a Maria Vitória se comportou muito bem, não reclamou de nada”.

Maria Clara chegou e viabilizou saúde e qualidade de vida à irmã, é emocionante saber o quanto esse pai e essa mãe, que é biomédica, lutaram e buscaram informações a respeito dos tratamentos e graças a evolução da biotecnologia no país, a Maria Vitória está curada.

Fonte de todas as fotos da Família: Facebook/Reprodução

Que saber como coletar e armazenar o sangue do cordão umbilical do seu bebê?

Conheça a Cellpreserve, empresa que recomendamos!

logocell

Site/Facebook/Instagram

Uma semana abençoada para todos…

Deixe aqui um comentário para a gente!!!