Casa & Família Indicações

Consulta Bebê terceiro mês

Continuando a passar as informações referente às primeiras consultas com o bebê, o terceiro mês tem alguns marcos importantes que serão avaliados pelo pediatra.👶

O que a pediatra faz na rotina dessa consulta:

  • Verifica se o peso, a estatura e perímetro cefálico estão apropriados para a idade;
  • Orienta sobre amamentação;
  • Orienta sobre os cuidados com a higiene;
  • Verifica os avanços físicos e motores do bebê;
  • Orienta sobre as vacinas do terceiro mês.
  • Auxilia no planejamento para retorno da mãe ao trabalho (se for o caso).

Assuntos que podem ser abordados:

  • Carregadores e Cangurus;
  • Copinho ou mamadeira;
  • Viagens com o bebê: realizei a primeira viagem com a Valentina quando ela completou 3 meses foi super bacana e ela adorou;

Orientações que recebi:

  • Banho de Sol: muita gente fala que o bebê tem que tomar banho de sol nos primeiros quinze dias de vida para não ter ictericia, depois esquecemos, mas o banho de sol a criança deve tomar para o resto da vida, se possível para garantir a Vitamina D no organismo.
  • Cuidados com a queda: até o terceiro mês o bebê ainda não rola sozinho, a partir de agora ele começa a rolar e arrastar, temos que ter muito cuidado ao cuidar ou deitar o bebê me lugares altos como trocadores, sofás e camas.
  • Descer o berço: neste período alguns bebês já estão levantando a cabecinha, e a pediatra pediu para descer um degrau no berço para evitar acidentes.
  • Colocar o bebê de barriguinha para baixo: para trabalhar os músculos do pescoço e estimular arrastar.
  • Vacinas do terceiro mês: este mês temos um dilema para decidi: existem duas vacinas para serem aplicadas e apenas uma é disponibilizada pela rede pública, mas com imunização diferente da vacina da rede particular. A pediatra explicou cada uma:

🚼Meningococo C conjugada (rede pública): protege contra meningite e outras doenças disseminadas pela bactéria meningococo C.

🚼Meningococo ACWY(rede privada): protege contra meningite e outras doenças disseminadas pela bactéria meningococo A, C, W, e Y. Segundo a pediatra a meningite causada pelo meningococo C era o mais comum, mas que a causada pelo meningococo A e os demais estavam aumentando que se fosse possível ela orientava aplicar a ACWY.

🚼Meningococo B (rede privada): protege contra a meningite e outras infecções disseminadas graves provocadas pela bactéria meningococo do tipo B. A pediatra falou que este tipo de meningite é muito rápida e fulminante. Que se fosse escolher apenas uma vacina da rede particular para aplicar no bebê ela optaria por esta, e daria as demais na rede pública.

São as duas vacinas mais caras até o momento e confesso que se eu soubesse sobre elas antes, teria me preparado financeiramente melhor, mas após a explicação da pediatra me apertei e resolvemos aplicar as duas na rede particular.

As duas vacinas saem em uma média de R$ 950, o valor mais em conta que encontrei foi no Laboratório São Marcos (dentro da Farmácia Araújo) no bairro Cidade Nova por R$ 890 (infelizmente são vacinas difíceis de se encontrar e só consegui deste valor quando já estava aplicando a terceira dose).

O esquema dessas vacinas são 3 doses de cada (aos três, cinco e sete meses) e um reforço aos 12 meses.

👉Lembrando que cada bebê deve ir ao seu pediatra para ser avaliado, aqui só coloco minha experiência para auxiliar aos papais de primeira viagem na hora de fazer a sua listinha de perguntas para levar para o consultório.

Aguardem os posts com as consultas dos meses seguintes.😉

Um dia abençoado para todos vocês, até o próximo post.🙏🙏🙏

Deixe aqui um comentário para a gente!!!