Carreira & Estudo

Dia do Trabalho

Olá Pessoas Antenadas,

Hoje é feriado, bom né? Um dia a mais para descansar e esse ano ainda caiu na sexta-feira, tudo de bom!!!

Mas você sabe porque comemoramos este dia?

Como a maioria dos feriados internacionais e nacionais, o dia do trabalho originou-se com conflitos, violência, prisões e mortes.

diadotrabalho

Em 01 de maio de 1886 houve nos Estados Unidos uma greve geral dos trabalhadores, na cidade de Chicago, alguns trabalhadores iniciaram um protesto reivindicando melhores condições de trabalho, como por exemplo, a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

Os conflitos entre os manifestantes e a força policial da época duraram 4 dias e resultou na morte de  alguns protestantes e policiais, deixou dezenas pessoas feridas e pressas.

A data passou a ser comemorada em homenagem a estas pessoas em 1889, em Paris, durante o evento: Segunda Internacional Socialista.

folhinha

Capa da revista “Folhinha” publicada em 1977 em comemoração ao dia do Trabalho

Aqui no Brasil esta data marcou conquistas importantes para o trabalhador:

– Criação do Salário Mínimo, renumeração criada com o objetivo de suprir as necessidades básicas de uma família (mas sabemos que na atual economia este valor não consegue atingir este objetivo não é mesmo?)

– Criação da Justiça do Trabalho, órgão destinado a resolver questões judiciais relacionadas aos direitos dos trabalhadores.

Temos muito o que comemorar, neste dia, referente as conquistas que nós trabalhadores já conseguimos até aqui.

Mas é um momento de reflexão também, pois muitos trabalhadores ainda não possuem os direitos e condições mínimas de trabalho até hoje.

Temos também que procurar conhecer os nossos direitos enquanto trabalhadores, para saber lutar por eles quando estiverem sendo desrespeitados.

Essa é a dica para o dia de hoje, se informe sobre a sua profissão, para ter garantidos seus direitos de trabalhador.

Um dia cheio de bençãos para vocês e até o próximo post!!!

Deixe aqui um comentário para a gente!!!