Antes de começar o post, segue a gente no Instagram, clique aqui.
Consulta do bebê: tão importante quanto o pré natal são as consultas mensais do bebê nos primeiros anos de vida. Já falei aqui sobre as consultas dos meses anteriores.
No oitavo mês alguns bebês já ficam em pé com apoio, arriscam os primeiros passos e engatinham para todos os lados.
É neste período também que começam a “estranhar as pessoas” e a ficar incomodados quando se separam dos pais, a tal famosa ansiedade de separação.
A rotina da consulta continua sendo:
- Verificar se o peso, a estatura e perímetro cefálico estão apropriados para a idade;
- Orientar sobre amamentação, introdução alimentar e fórmulas ou complementos;
- Verificar os avanços físicos e motores do bebê;
- Orientar sobre vacinas;
- Orientar sobre o soro no nariz de rotina;
- Orientar sobre a higiene oral de rotina;
- Assuntos que podem ser abordados:
- Receita de papinhas;
- Papinhas prontas;
Orientações que recebi:
- Não sei se vocês também tiveram essa dificuldade, mas neste período a Valentina já não estava muito amante das frutinhas e o horário do lanche acabava sendo substituído por um mamazinho e eu ficava sempre na dúvida se tinha sido o suficiente.
Às vezes dava a fórmula complementar, mas não sabia a quantidade correta. A pediatra orientou que se fosse dá só a fórmula poderia ser 210 ml, quando desse o peito, completasse com 120 à 150 ml da fórmula.
- Oferecer água constantemente para manter a hidratação.
- A importância de manter uma alimentação saudável no inicio da introdução alimentar para criar bons hábitos de alimentação na criança.
- Estimular a engatinhar e a falar
Lembrando que as dicas e instruções aqui foram passadas por uma pediatra que examina o bebê mensalmente e sabe das necessidades deste bebê em específico.
Não faça nada de diferente ou dê alimento diferente ao seu bebê antes de consultar o pediatra dele.
Essas dicas são para orientar os papais e mamães quais os assuntos abordar em cada consulta do seu bebê, a consulta mensal do bebê até completar 1 ano de idade é tão importante quanto as consultas pré-natal e as vacinas para imunização, pois é nela que o pediatra pode identificar qualquer problema de saúde presente e até prevenir algum problema futuro no seu bebê.
E os papais e mamães que estão com os bebês nessa fase o que os pediatras andam orientando? Vamos trocar experiências.;)
Um dia abençoado para todos vocês, até o próximo post.