Casa & Família

Dicas para as mamães – Preparando

Olá pessoas Modernas,

Estamos no mês das mães e este ano vamos homenageá-las com alguns posts dedicados a elas.

E neste primeiro vamos dar dicas para as mamães de primeira viagem.

IMG-20150502-WA0040

Foto mamãe: Thamara Roberta Pereira Silva

O instinto materno parece nascer junto com a mulher, quando se descobre grávida, ele aflora e no final tudo dá certo.

renata

Foto mamãe: Renata Júnia Almeida

Procuramos dicas com nossas mães, tias, irmãs, primas, madrinhas, amigas, colegas enfim, todas que conhecemos com mais experiências para nos ajudar neste momento tão especial o de Ser Mãe.

IMG-20150503-WA0006

Foto mamãe: Érica

Mesmo as mais experientes contam que cada gravidez elas aprendem e utilizam táticas novas.

Nós aqui do blog não somos mamães ainda, então resolvemos buscar com as mamães que conhecemos e reunir em 4 posts dicas para você que está pensando, tentando ou é uma “mamãe de primeira viagem”.

FB_IMG_1430785345682

Foto mamãe: Candida Sampaio

Dicas para você que está pensando em engravidar:

Preparando a Saúde:

_20150504_213945

– Busque um(a) médico(a) que te passe confiança e segurança. Ele(a) irá orientar sobre quais exames você e o futuro papai terão que realizar.

– Procure estar com o seu peso ideal. É importante estar com a saúde em dia. Tanto o sobrepeso, quanto o peso abaixo podem causar desconforto à futura mamãe durante a gravidez.

_20150504_215601

– Procure se alimentar com alimentos mais naturais e saudáveis: Alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, feijão, vegetais e frutas auxiliam na fertilidade feminina.

exercícios

 Faça uma atividade física. A prática de exercícios físicos só trazem benefícios à mãe e ao bebê, converse com seu médico sobre começar uma atividade física antes mesmo de engravidar.

_20150504_215624

– Faça todos exames propostos pelo seu médico.

_20150504_220232

– Tome todas as vacinas solicitadas pelo seu médico.

dentistacolagem

– Vá ao dentista e certifique de que está tudo bem com sua saúde bucal.

– Comece a tomar o ácido fólico. Esta vitamina é importante para a formação do bebê. O ideal é começar a tomar três meses antes da concepção.

É importante que os futuros papais estejam bem de saúde, principalmente a mamãe que irá receber o bebê dentro do seu corpo por nove meses.

Preparando a Vida:

– Diminua as baladas: Principalmente se você costuma consumir bebidas alcoólicas e cigarros, pois já existem vários estudos que demonstram que o fumo e o uso de drogas podem provocar abortos espontâneos, partos prematuros e bebês com baixo peso ao nascer.

_20150504_221534

E como estas substâncias permanecem por muito tempo no corpo e o fumo passivo também afeta a fertilidade feminina e a contagem de espermatozoides do homem. É interessante que o casal diminua este hábito antes mesmo de engravidar.

– Informe-se sobre o pré-natal e maternidades: Verifique junto ao seu plano toda a cobertura de exames, consultas, hospitais e clinicas.Caso você não possua plano e pretende ingressar em algum, observe as carências, antes de engravidar.  _20150504_223940Alguns hospitais possuem pacotes específicos para gestantes, procure se informar se esta for sua opção.
Enfim todas as mulheres tem direito de atendimento gratuito pelo SUS, antes, durante e depois da gravidez. Informe-se para acertar todos os tratamentos.

– Faça um planejamento financeiro: Com a chegada de um filho os gastos aumentam e muito, planeje gastos para a gravidez, o parto e os primeiros anos da criança. Parece exagero, mas uma criança aumenta em média R$ 1000,00 no orçamento de um casal, e normalmente a mulher reduz ou para por um tempo de trabalhar para cuidar da criança. Leve todas as variantes em conta.
_20150504_223124Fique atenta para o valor que irá receber do INSS durante a sua licença-maternidade, verifique também se a sua empresa tem algum programa diferenciado para funcionárias ou até mesmo existe alguma forma de retalhação para as mamães após o parto (não se admire, isto ainda existe sim!).

–  Planeje o espaço físico para a chegada do bebê:  Verifique e decida onde ficará o bebê: se for reformar, construir ou organizar um novo local, faça isso antes de engravidar, pois durante a gravidez não é recomendável que a futura mamãe passe por estresses que normalmente vêm, com algum serviço prestado que não ocorreu conforme planejado.

_20150504_222431

Fonte imagens: Google Imagens

Gostaram das dicas? Espero que sim.

Fiquem ligados, nas próximas semanas continuaremos as sequências de posts para as mamães: Esperando, Recebendo e Cuidando.

Um dia abençoado para todos e até o próximo post.

3 thoughts on “Dicas para as mamães – Preparando”

Deixe aqui um comentário para a gente!!!