Carreira & Estudo

Dicas para o Exame do ENEM

Olá Antenados,

Sabemos que este fim de semana será realizado no país o Exame Nacional do Ensino Médio. São mais de 8,7 milhões de inscritos e quanto mais se aproxima começam as dúvidas do que deve ser feito nas horas que antecedem o exame.

Pensando em ajudar os que irão fazer o exame (inclusive a Sarah aqui do blog compartilha com vocês este momento, por isso anda sumida dos posts) resolvemos reunir algumas dicas para amenizar a pressão dos dias que antecedem e também os dias de realização da prova:

enem-5 (1)

– Faça uma revisão dos estudos(resolvendo questões anteriores) no máximo até dois dias antes da realização da prova.

enem2

– Se não conseguir tirar o foco dos estudos na quinta-feira, estude utilizando ferramentas de quiz ou jogos para revisar, isso faz com que você revise o conteúdo, mas de uma forma mais descontraída.

– Na sexta-feira tente não se lembrar do exame, faça atividades culturais: vá ao cinema, teatro, assista alguns episódios da sua série favorita, se distraia na internet (não vale ir para site de estudos rs.. rs..), faça uma atividade física leve, jogue o seu jogo favorito, enfim faça algo que você goste e que nos meses preparatórios para o exame você se privou.

– A partir de quinta-feira faça alimentações leves e durma pelo menos umas 7 horas por noite(ou a quantidade de horas que te faça sentir descansado).

enem1

– Nos dias do exame chegue com pelo menos 1 hora de antecedência no local de prova, isso te ajudará a se ambientar e também diminui a ansiedade se algum imprevisto acontecer.

– Leve lanches para serem consumidos durante a prova: barra de cereal, frutas, sucos chocolates e biscoitos. A cada uma hora e meia consuma uma pequena quantidade destes alimentos para que não fique com fome durante a realização do exame.

enem3

– Leve uma garrafa de água para ir se hidratando durante a prova.

enem6

– Vá ao banheiro sempre que necessitar, não pense neste tempo como perdido, é necessário para ativar a circulação e também descansar sua mente para se concentrar melhor nas resoluções das questões.

– A redação deve ser feita entre as provas. As questões do exame pode te auxiliar com ideias para a redação, se fizer antes não terá esta ajuda, se fizer no final estará mais cansado, o ideal é fazer entre a prova de linguagens e a de matemática.

prova

Fonte Imagem: Google Images

– Os professores dizem que a média de resolução das questões deve ser de três minutos, nesta quinta-feira sugerimos a vocês que façam este exercício de resolver as questões marcando o tempo para ter uma noção da sua capacidade de tempo de resolução das questões.

– Confira o local da prova com antecedência, separe o comprovante de inscrição, documento e material que levará para prova com antecedência.

E aí gostaram das dicas? Você conhece mais alguma? Compartilhe nos comentários conosco.

Uma quinta-feira abençoada para todos, foco nos estudos e sucesso no ENEM…

9 thoughts on “Dicas para o Exame do ENEM”

      1. BOA NOITE POLLY!

        EU TENHO UMA DUVIDA QUE E QUANTO O TITULO DA REDAÇAO,COMO A PROVA TRAZ DUAS PROPOSTAS DE REDAÇAO,EU TENHO DUVIDA SE:
        $DEVO CRIAR UM TITULO PARA A MINHA REDAÇAO,OU
        $DEVO ESCREVER UTILIZANDO A PROPOSTA DE REDAÇAO?

        BEIJOS!

Deixe aqui um comentário para a gente!!!