Casa & Família

Estímulos e Brincadeiras para bebês de 12 a 15 meses

As brincadeiras estão ficando cada vez mais interessantes, o bebê já escolhe o que quer fazer e os que não tem irmãozinhos vão te chamar o tempo todo para brincar com eles.😂

E esse tempo junto é de extrema importância no processo de formação da criança.

As brincadeiras prediletas da Valentina ❤ neste período foram:

  • Bola: é o brinquedo favorito dela, adora tudo que é redondo, ela diz: “é bola” e já joga para ir buscar, pode ser pequena, média, grande, limão, laranja, é redondo vira a “É bola”.

Ela começou jogando com as mãos, agora já está chutando.

Muito cuidado na hora de brincar com eles de bola, sim: você terá que “brincar”, porque ao tentar chutar eles podem tropeçar e cair.😐

Aqui em casa o primeiro sangue que vi escorrer da minha pequena foi na boquinha, brincando de bola com o papai,  mas graças à Deus, foi só um corte no lábio.😔

Guardei a bola por umas duas semanas escondida no guarda roupas, no dia que ela viu, ficou toda alegre  e até chorou pedindo a “é bola”. 😁

Então bola nessa idade só com a nossa supervisão.

  • Bonecos, ursinhos, pelúcias e imitação: é muito fofo quando eles começam a reproduzir o que fazemos com os brinquedos, e aqui os beijinhos, as trocas de roupas, colocar para arrotar, ninar para dormir, abraçar e dá comidinha estão ficando cada vez mais comuns.

É uma brincadeira que eles fazem e que demostra como as crianças são o reflexo das nossas ações. 

Tudo que fazemos com elas e com as pessoas ao nosso redor elas reproduzem nas brincadeiras com os bonecos.

Outra brincadeira interessante para fazer com eles é falar alguma palavra para eles repetirem ou fazer algum gesto e eles repetirem, aqui em casa são risadas na certa.😍

👉 Estas atividades estimulam a fala.

  • Brinquedos de encaixe ou quebra-cabeças: este tem sido o período que os blocos de encaixe estão sendo muito utilizado por aqui, agora eles já conseguem colocar cada forma no local correto sozinhos e se divertem com os bloquinhos. Sempre que eles acertarem comemore para incentivar a brincadeira.

👉 Esta atividade estimulam a concentração, a diferenciar as formas, cores e você pode ir falando o nome das formas e cores com eles o que aprimora também a fala e o conhecimento de palavras novas. É uma atividade que o bebê pode fazer sozinho por incríveis 5 minutos. 😁

  • Ler livros: é o momento ideal para começar a ler livros e contar histórias para o seu bebê, agora ele já entende o que falamos e histórias interessantes mostrando pessoas realizando atividades do dia a dia, livros com diversos animais, cores, partes do corpo humano e formas diferentes fazem com que eles aprendam os nomes e ainda criem o hábito da leitura.

👉Esta atividade estimula a fala e o aprendizado de palavras diferentes. E é um ótimo momento para você pegar o bebê no colo, dá um carinho, porque com a independência de se locomover sozinho, estes momentos agora vão ficar cada vez mais raros.

  • Caixa de Papelão, papeis, giz de cera e tinta: as crianças adoram entrar dentro de caixas ou brincar com papel aqui em casa os papeis para rabiscar com giz de cera e as caixas de produtos estão fazendo a festa.

Ainda vou passar em uma dessas lojas eletrodomésticos e pedir uma caixa de fogão ou geladeira para fazer uma casinha para ela, vai ser super bacana. 😂

As brincadeiras com tinta eu ainda não fiz mas está na pauta para os próximos meses. 

  • Areia, pedras, grama, flores e folhas: brincar ao ar livre toda criança adora e nos parques aqui de Belo Horizonte  a Valentina tem feito a verdadeira festa.

Durante a semana nossa vida, principalmente aqui na capital é super corrida, mas na parte da manhã que fico com ela sempre levo para dá uma volta pelo nosso condomínio que não tem muito verde, mas ela se diverte com as folhas das árvores caídas no chão.

Agora o  final de semana sempre vamos a algum parque para ela aproveitar.

  • Tecidos: não sei o que eles tem, mas as crianças amam tecidos, aqui em casa quando estou estendendo as roupas de cama principalmente,  a Valentina fica louca de tanto rir brincando com os lençóis, quando ela acorda ela fica “conversando” com a sua mantinha e as cortinas são a sua alegria para se esconder e brincar de “achou”.

A Valentina adora ficar no cantinho entre o sofá e a parede e agora o pai dela encontrou uma nova brincadeira colocar o lençol pendurado entre a porta e o sofá e o cantinho que ela tanto adora virou “a cabaninha dela”, será que ela gostou?

👉Esta atividade ajuda a criança a entender que mesmo não visualizando uma coisa, após retirar o tecido a coisa estará lá.

Neste período não é necessário investimento em  muitos brinquedos, porque a criança está mesmo interessada em explorar e entender como funciona as coisas ao seu redor ou que estamos fazendo, e as brincadeiras para eles é repetir o que a gente faz, então aproveite para ir conversando com a criança explicando que o você está fazendo demonstrando como as coisas funcionam.

Estas foram algumas das atividades que fizemos neste período.

E vocês como brincam ou estimulam os bebês de vocês. Deixe sugestões nos comentários, vamos adorar trocar experiências.

Um dia abençoado para todos vocês!🙏😇

Deixe aqui um comentário para a gente!!!