Já falei das dicas para o primeiro e segundo mês do bebê, agora vamos para os bebês de 2 à 3 meses.
Bebês de 2 à 3 meses: Nessa fase o bebê descobre “que tem mãozinhas” e começa a treinar pegar os objetos.
Os sorrisinhos vão aumentando até chegar nas gargalhadas.
Ele também começa a se interessar pelos rostos das pessoas e a entender que ele e a mãe são duas pessoas diferentes, o início do desenvolvimento social.
Continue realizando as atividades dos meses anteriores.
- Estimular a coordenação motora dos bracinhos: foi uma orientação da pediatra, pendurar objetos de forma segura e com o bebê de barriga para cima olhando para eles estimula a mexer os bracinhos.
Optei pelo tapetinho de atividades, é um bom investimento, aproveitei que minha irmã estava indo para o exterior e pedi para trazer.
Porque o Ginásio de atividades pianinho da fisher price?
Primeiro pesquisei quais os tipos de brinquedos iriam auxiliar no desenvolvimento do bebê.
Queria um que pudesse ser utilizado por mais tempo.
O tapetinho possui os seguintes itens:
- espelho: não sei explicar o porque, mas bebês adoram se olhar no espelho.
- chocalho: é um sapinho colorido com barulhinho.
- mordedor: um elefantinho de cor forte, estimula a visão, ele é mais durinho será excelente para quando os dentinhos começarem a nascer.
- mordedor várias texturas: é um elefantinho com argolas, orelhas de tecidos e uns círculos coloridos que se movem na argola.
- paninho com barulho: tem a carinha de um tigre ela adora morder o paninho para ouvir o barulhinho dele.
- pianinho com músicas: este pianinho é o máximo é tocado com o pé, no começo a Valentina tocava sem querer quando esticava as perninhas, depois que descobriu, virou uma festa. E quando o bebê já está sentando pode tocar com as mãos também.
- tapete colorido: o tapetinho é uma gracinha cheio de animalzinhos da floresta, ótimo também para trabalhar à posição de bruços com o bebê.
Comecei a usar no finalzinho do segundo mês, ela adora todos aqueles brinquedinhos pendurados e o som do pianinho. Fica super eufórica????.
Dica: você pode pegar paninhos, chocalhos e mordedores e segurar por alguns minutos para o bebê observar, logo ele tentará estender as mãozinhas todas descontroladas para tentar alcançar o objeto.????
- Apresentar texturas e materiais diferentes: é interessante colocar para o bebê objetos de várias texturas e materiais. Tecidos diferentes fazem maior sucesso.
Quando escolhi o tapete ou ginásio de atividades, pensei também na atividade de diferentes texturas, mas ganhamos um elefantinho que ela simplesmente ama e trabalha estes estímulos também.
Dica: você pode usar fraldinhas e paninhos de tecidos diferentes para trabalhar estes estímulos com o seu bebê.
- Espelho: bebês nesta fase adoram ver rostos, eles olham para o espelho sem saber que são eles. Segundo especialistas somente após o primeiro aniversário eles vão se reconhecer.
Aqui em casa tem um espelho enorme no banheiro social que é no final do corredor que dá acesso aos quartos . Sempre que a porta esta aberta a Valentina já olha para ele, acho que desde que ela começou a enxergar melhor ela gosta de espelhos.
O espelho que veio no tapetinho de atividades é levinho e hoje ela já o segura com as duas mãozinhas e fica um bom tempo conversando com ela mesmo.
Dica: pegue o bebê no colo e o aproxime de algum espelho que possua em sua casa, você verá que ele ficará alguns minutos olhando para a imagem refletida e cada vez que você repetir essa ação ele tentará interagir mais com a imagem.
- Banho: a maioria das crianças adoram água e nesta idade eles já começam a relaxar durante o banho.
Já até postei no Instagram a felicidade da Valentina na hora do banho de ôfuro, mas nem sempre foi assim, no primeiro mês a hora do banho parecia uma sessão de tortura, principalmente na hora de lavar a cabecinha. No finalzinho do segundo mês ela já começou a achar o banho divertido.
- Colocar objetos nas mãozinhas: vale tudo, aqui em casa começamos com o bico, fraldinhas e evoluímos com os demais brinquedinhos.
Esta Mônica, minha mãe comprou em um mercado aqui em BH, ela adora ficar amassando e trocando de uma mão para a outra.
Você pode criar os brinquedinhos para o seu pequeno, confira as dicas no Baby Center.
Estes foram os estímulos e brincadeiras que indico para os bebês de 2 à 3 meses.
E vocês fizeram alguma brincadeira diferente com os seus bebês? Deixem nos comentários adoramos saber.
Um dia abençoado para todos vocês, até o próximo post.