Casa & Família

Estímulos e Brincadeiras para bebês de 7 à 8 meses

Já falamos dos meses anteriores aqui. O bebê já demonstra sentimentos e começa a ser mais independente, pois já sentam com uma certa firmeza e alguns já começaram a engatinhar pela casa, os mais apressadinhos já se apóiam e tentam dar os primeiros passinhos.😊

Os estímulos e brincadeiras agora podem ser feitos para melhorar estas conquistas.

👶Estimular a coordenação fina: brinquedos de empilhar, blocos e encaixe fazem o maior sucesso. O bebê já senta e é possível colocar os brinquedos em sua frente para ele se divertir. Vá ensinando aos poucos a montar e encaixar, no começo ele jogará tudo no chão para ouvir o barulho, mas logo logo, você verá seu bebezinho brincando sozinho tentando encaixar os brinquedos.😍

A Valentina ganhou da vovó no Natal os encaixes do Baby Cups do Animazoo (ela adora os musicais deste seriado) da beeme e quando ela estava com 5 meses comprei esse Balde primeiros blocos da Fisher Price, ela brincava só jogando tudo para cima, agora já brinca colocando e retirando as peças.😂

👶Esconder: foi uma alegria quando percebi que a Valentina estava me chamando para brincar de esconder com ela.😊 Sempre usei paninhos para brincar de “achou”, mas agora que ela estava sentando ela se escondia nas minhas costas e ficava me chamando “ei”, quando eu olhava por cima do ombro de um lado ela virava a cabecinha para o outro uma fofura, e quando eu falava “achei” é gargalhadas sem fim. Ela esconde o rostinho no travesseiro, na tolha, no lençol, qualquer paninho serve para ela me chamar para brincar.

Uso essa brincadeira na hora da troca de fraldas para ela se distrair brincando com o “achei” e eu consegui troca-la rapidinho.

👶Espelho: antes o espelho distraia o bebê que ficava observando aqueles rostos, agora ele já começa a demonstrar que entende que é possível interagir com aquelas imagens e as vezes ela até olha para trás para ver alguém que se aproxima da imagem. É uma boa para distrair na hora daquele choro incontrolável porque você retirou alguma coisa “proibida” que ele achou “dando sopa” pela casa quando está engatinhando.

👶Bateria: improvise uma bateria com alguns objetos como panelas, plásticos, colheres de ferro, colheres de pau ou outros objetos e vá fazendo um som deixando o bebê observar, ele vai querer fazer também e vocês irão se divertir juntos com os sons diferentes.

👶Fazer figurinhas com as sombras: outra brincadeira que aqui em casa faz sucesso é fazer figurinhas com a mão nas sombras, eu aproveito e invento uma história com personagens e tudo, a Valentina adora.

👶Banheira, balde ou piscina: bebês adoram água e agora que já conseguem sentar e alguns até mesmo se levantar sozinhos, eles fazem uma farra na água. Aproveite para colocar alguns objetos que boiam, os bebês adoram ver aquele objeto se movimentando na água e ficam tentando pegar.

👶Estimular a ficar em pé com apoio: alguns bebês já se interessam em ficar em pé, estimule-o colocando alguns segundos em pé no chão, apoiado no sofá ou em outro móvel, fique por perto para apoiá-lo quando cansar. Logo o bebê irá aprender a dobrar os joelhinhos para sentar.👍

Aqui a Valentina começou a fazer isso no berço no sexto mês e no sétimo ela já queria ir para o chão, a colocava para engatinhar, era eu virar as costas ela levantava apoiada no sofá e ficava olhando para mim rindo e flexionando as perninhas como se estivesse dançando por ter conseguido ficar em pé.

É um período difícil porque o bebê não quer mais ficar no colo e deixá-lo engatinhar no chão é o maior perigo, temos que ficar o tempo todo com eles.

Os bercinhos de Camping, desmontáveis ou cercados ajudam bastante, pois neste período o bebê também está passando pela etapa chamada Ansiedade de Separação e não consegue ficar sozinho, pois para ele quando a mãe sai, ela não vai mais voltar, aí ele chora mesmo. Vira um grudinho 😍.

Com os bercinhos desmontáveis você coloca o bebê em um local seguro (cercado) ele pode explorar as suas novas habilidades: sentar e levantar apoiado em um local próximo a você e você poderá fazer uma outra atividade.

Estes foram os estímulos e brincadeiras que mais utilizei com a Valentina no período, logo logo volto com as dicas do oitavo mês.

Espero que as dicas ajudem os papais e mamães que queiram estimular os seus bebês através de brincadeiras e aproveitarem para participarem e se divertirem vendo as evoluções dos seus pequenos.

Um dia abençoado para todos vocês.🙏🙏🙏

Deixe aqui um comentário para a gente!!!