Casa & Família

Estímulos e Brincadeiras para bebês de 9 à 10 meses

Se antes você não sabia o que fazer para interagir com o bebê, agora você não sabe o que fazer para gastar tanta energia.

O bebê dessa idade já está se locomovendo de alguma forma pela casa: arrastando, engatinhando ou andando, e agora a exploração é sem fim.

Que tal canalizar essa energia para ajudar o bebê a aprender e aprimorar novas habilidades brincando, que é o que ele faz o tempo todo.

👶 Troca de fraldas: agora que o bebê já sabe reclamar, essa tarefa parece uma missão impossível, para não estressar ou deixar o bebê irritado use esse momento para brincadeiras: invente uma história, converse, esconda o rosto para brincar de “achou”, formiguinha vai pegar bebê e cócegas são algumas distrações que têm dado certo por aqui.

👶Alimentação: escolher um local diferente para alimentar o bebê, nessa idade eles já começam a ter preferência por alguns alimentos, acho importante que o bebê se alimente no local apropriado para as refeições, mas é interessante uma vez por semana mudar este ambiente, principalmente para voltar a oferecer alimentos que eles deixaram de apreciar.

👶Obstáculos: se o seu bebê já engatinha ou arrasta bem, chegou a hora de dificultar um pouquinho as coisas para ele, comece a colocar obstáculos no caminho e fique por perto observando como ele se desvia ou cria alternativas para vence-los.

O importante é deixar um pouco sua vontade de ajudar de lado e esperar o bebê achar sua própria solução para o desafio. No começo ele pode reclamar pedindo para você ajudar, mas logo ele se sentirá desafiado e vai querer vencer o obstáculo sozinho.

Aqui em casa coloco almofadas, travesseiros, almofada amamentação, ninho baby e agora ela aprendeu a pular a mamãe, ela não aguenta me ver deitada no chão do quartinho que sobe em cima de mim para passar de um lado para o outro, é claro, que neste momento aproveito para dá muitas amassadas, beijos, abraços e fazer carinho.😍

Esta atividade é ótima para melhorar a locomoção do bebê, pois estimula o equilíbrio, treina passinhos e ensina a subir degraus.

👶Música da formiguinha: esta brincadeira da formiguinha que vai subindo pelos membros do corpo é excelente, a madrinha da Valentina que começou a fazer, é muito útil para a acalmá-la quando está incomodada e estamos sem um objeto para a entreter. Ela fica quietinha esperando a formiguinha subir pelo braço e no final fazer uma cosquinha que tira o fôlego dela de tanto sorrir.

É uma ótima atividade para o bebê aprender nomes de partes do corpo.

👶Conversar: é hora de contar muita história para os pequenininhos, pois quanto mais você conversar com ele, mais palavras ele irá absorver e tentar falar. O bebê ainda não entende as palavras, mas consegue diferenciar o tom de voz, aproveite para ir narrando tudo que você faz com ele no dia a dia para ele já ir familiarizando.

Quando você menos esperar o bebê vai fazer um “sim” ou um “não” com a cabeça para algo que você falar e começar a apontar o que quer com o dedinho.

O livros são uma boa opção, mas neste período o bebê começa a testar a sua força e por aqui alguns livros acabaram sendo rasgados, o ideal neste período de “fúria das maõzinhas” é utilizar livros mais grossos ou os de banho.

👶Bebê contador de história: deixe o bebê contar a história para você, além de treinar a fala, treina também o movimento de pinça dos dedinhos.

Adesivo: Mudo Minha Casa

👶Passeios ao ar livre: para desenvolver a parte social, levar o bebê para parques, praças e playground onde tenha outras crianças, pessoas diferentes e também animais.

Logo você verá que o bebê vai começar a tentar interagir com as outras pessoas: falando na sua linguagem, dando tchau e chamando.

Aqui a Valentina já demonstra que gosta de animais toda vez que ela ver um cachorrinho ela fica gritando “ei, ei” e os que ela já tem mais intimidade ela grita “ei” e chama com a mãozinha.

É neste período que o bebê começa a entender o significado de algumas palavras e expressões. Então aproveite para conversar muito com ele.😊

Estas são as dicas para este mês, espero ter ajudado.

Um dia abençoado para vocês!🙏😉

Deixe aqui um comentário para a gente!!!