Receita

Lasanha de Carne de Sol

Trago para vocês uma receita que faço que  me lembra muito minha terra, Teófilo Otoni. É a lasanha de carne de sol com creme de Abóbora.

Esta receita eu inventei um dia que estava com o freezer cheio de carne de sol importada diretamente da terrinha do Vale do Mucuri. Bom chega de prosa e vamos para a receita:

20140928_154848 (1)

Ingredientes:

11 filetes de massa para lasanha

Azeite

300 gramas de muçarela

1 cebola grande cortada em rodelas

Temperos à gosto (sal, pimenta do reino e chimichurri)

Molho de Carne

500 gramas de carne de sol (importante que seja a carne de sol, aquela preparada que fica molhadinha, não é carne seca)

1 litro de água

4 dentes de alho amassados

1/2 pacote de massa de tomate

Creme de Abóbora

1/4 de Abóbora Japonesa (pode ser moranga, abóbora de pescoço, abóbora paulista ou cabotiá) são vários nomes pelo país, mas o importante é ser a abóbora amarelinha.

1/2 caixa de creme de leite

2 dentes de alho amassados

tempero verde (cebolinha, salsinha e coentro) à gosto

queijo ralado à gosto

noz-moscada à gosto

Modo de Fazer:

Molho da Carne

Em uma panela de pressão coloque o azeite e a metade do alho, deixe dourar. Coloque a carne de sol e deixe dourar um pouco, quando estiver douradinha (grudando no fundo da panela), coloque dois copos de água e deixe na pressão por uns 15 minutinhos.

Retire a carne da panela de pressão e verá que ela está bem macia no ponto de desfiar, retire a água que sobrou do cozimento e reserve, desfie a carne. Na mesma panela do cozimento coloque um pouco de azeite e o restante do alho, deixe dourar e coloque a carne desfiada e deixe a carne fritar um pouco.

Coloque a metade da cebola e deixe dourar junto a carne,verifique o sal (normalmente eu não coloco nenhum na receita toda), coloque os temperos (pimenta do reino e chimichurri) por último coloque o a massa de tomate e o restante da água, misture e desligue o fogo. O importante é que o molho fique um pouco mais ralo pois o macarrão irá cozinhar no forno.

Creme de Abóbora

Corte a abóbora em cubos e cozinhe na água reservada da carne, se precisar coloque um pouco mais de água, não muito, apenas para cozinhar mesmo. Quando estiver macia junte o alho e coloque tudo no liquidificador e bata.

Em uma panela coloque um pouco de azeite e despeje o creme de abóbora, deixe engrossar, verifique o sal, caso necessite coloque mais. Raspe a noz moscada e coloque no creme a gosto. Quando estiver grossinho, desligue o fogo e coloque o creme de leite.

Montagem

Em uma travessa quadrada (é melhor, mas fiz em redonda e deu certo rs..rs.rs.., ), pegue uma concha apenas do caldo da carne e despeje por baixo, pegue 3 filetes de massa e coloque por cima.

Depois coloque uma camada do molho de carne, espalhe uma parte da cebola restante e cubra com muçarela.

Coloque outra concha apenas do caldo de carne, 4 filetes de massa e repita mais uma vez todas as camadas na sequência acima.

Por último, depois da muçarela e do queijo ralado, coloque tempero verde e o creme de abóbora.

20140928_142651

Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido por 20 minutos.

Retire o papel e deixe por mais 20 minutos ou até que a massa esteja cozida e a lasanha coradinha.

Sirva com uma salada de folhas verdes e/ou arroz branco.

E aí gostaram da receita? Deixe sua dica, sugestão ou opinião nos comentários do post, adoramos ouvir nossos leitores.

Uma terça-feira abençoada para todos vocês!!!

 

 

5 thoughts on “Lasanha de Carne de Sol”

Deixe aqui um comentário para a gente!!!