Indicações

Trekking

Hoje venho dar uma dica de um passeio e esporte muito legal: Trekking.

Trekking é uma palavra de origem sul-africana que significa seguir um trilho ou um percurso pedestre. Como desporto está inserido na modalidade de pedestrianismo. Só há quem não lhe chame de caminhada porque é talvez um pouco mais competitivo.

foto1

Praticantes de trekking aliam o prazer em contemplar a natureza com os benefícios da atividade física, aliviando o stress do dia-a-dia. O clima alegre e descontraído de cada prova é uma saudável oportunidade de conhecer pessoas e de fazer e reencontrar amigos.

foto2

O baixo custo da atividade aliado a vários níveis de dificuldade, permite ao trekker (termo usado para desginar os praticantes do esporte) desenvolver uma atividade de acordo com sua capacidade física e com elevado grau de segurança.

É uma modalidade esportiva agradável e de esforço moderado. As provas acontecem todo mês e o contato com a natureza ao longo do ano motiva a continuidade na sua prática.

foto4

O Esporte consiste em caminhar por um percurso subdividido em trechos, seguindo uma planilha elaborada pela organização, em velocidades médias que desestimulam a corrida e exige o trabalho em equipe. São inseridas técnicas básicas de navegação e cálculos, vencendo a equipe que realizar o percurso e mais se aproximar do tempo ideal definido pelo organizador.

foto3

Principais pontos positivos do Trekking de regularidade:

Lazer – diversão democrática sem restrições quanto a idade, preparo físico ou sexo.

Saúde – caminhada, atividade física de leve a moderada, sem impacto.

Turismo – reúne um grupo de pessoas e as leva para locais diferentes.

Trabalho em equipe – exige harmonia na interação entre os integrantes das equipes.

Contato com o meio ambiente – predominantemente em ambientes naturais, a diversão pode ser também urbana, colocando os participantes em contato com os elementos locais.

Superação de obstáculos – propõe, além do desafio de se aproximar do percurso ideal, a superação de dificuldades de comunicação interpessoal, das limitações pessoais e dos obstáculos do trajeto.

foto5

Já participei 3 vezes de um trekking o Iron Adventure http://www.ironadventure.com.br/trekkingbh, todo mês é em alguma cidade diferente aqui perto de Belo Horizonte, é muito bom eu recomendo!!!

No final de cada competição as 3 primeiras equipes são premiadas com troféus e sempre tem sorteio de brindes no final.

foto6

E vocês já participaram de um trekking? Vamos compartilhar boas experiências!!!

1 thought on “Trekking”

Deixe aqui um comentário para a gente!!!