Estilo

A importância do brincar livre

O assunto hoje é um acontecimento que tem preocupado muitos pais e mães ultimamente.

A utilização exagerada de tecnologia pelas crianças.

Já falei em outros post que tento o máximo não deixar a Valentina exposta a telas, mas como trabalho uma parte do dia em casa, a criança é o espelho nosso e ela não consegue compreender que se estou no celular ou no computador estou trabalhando e muito vezes ela pede o tablet para ficar igual a mamãe.

Por mais que eu reserve um tempo do dia para trabalhar o seu desenvolvimento com outras brincadeiras, hoje ela já fica em média 1 hora por dia exposta a telas (tablet, celular ou TV), sendo que em alguns dias este tempo extrapola.

A Márcia Machado, influenciadora do Grupo Amor de Mãe BH, escreveu um texto que faz a gente refletir sobre a nossa prática.

“Em alguns casos, quando utilizado exageradamente, a tecnologia torna-se vilã e pode prejudicar o desenvolvimento da criança.

Com a revolução digital muitas coisas se tornaram mais fáceis.

Prender a atenção das crianças, por exemplo, pode ser algo simples quando se tem acesso a um tablet, por exemplo.

Porém, o hábito, quando exagerado, torna-se um problema e impede que os pequenos aproveitem várias outras coisas do dia-a-dia.

Tal situação pode até mesmo prejudicar o desenvolvimento e torná-las mal-educadas ou agressivas.

Combater o problema atualmente pode ser difícil, mas um método vem ganhando o gosto dos pais, e principalmente das crianças: o brincar livre.

Estudos comprovam que o excesso de “telas” pode ter diversas consequências a longo prazo, como problemas de visão, audição, ansiedade, transtornos comportamentais, entre outros.

Aplicar o brincar livre na infância é um ótimo método para evitar complicações, além de auxiliar no desenvolvimento e liberdade de expressão.

O brincar livre nada mais é que deixar a criança se divertir de acordo com suas vontades, sem regras.

A criança se sente livre para ser o que ela quiser naquele momento lúdico.

Ela terá liberdade para expressar as suas vontades próprias, poderá explorar suas potencialidades mais amplamente”.

Às vezes demonstrar para a criança que uma brincadeira manual é mais atraente que a tecnologia pode ser um grande desafio.

Uma boa opção para lidar com o problema é incentivar a construção dos próprios brinquedos.

As crianças adoram participar e se sentirem importantes para construção de qualquer projeto”, comenta.

Márcia ainda acrescenta que ficar só dentro de casa também pode ser prejudicial. “Além disso, deixar que os pequenos comam ou façam atividades enquanto assistem TV ou mexem no tablet não é recomendado.

Investir em atividades ao ar livre, como brincar na rua, parques e praças, é a melhor alternativa”.

Temos várias opções aqui na cidade de locais bem legais para passar o dia com as crianças, já falamos em outros posts de algumas: museu dos brinquedos, vale verde e Solar do Engenho.

Aplicar o brincar livre não é fácil, requer esforço, dedicação e muita atenção por parte dos pais, principalmente nos primeiros anos, quando a criança não tem nenhuma noção de perigo.

Mas vale a pena pelos benefícios que o seu filho irá colher, por isso devemos fazer o uso de telas de forma consciente, usando-as como um apoio no desenvolvimento das crianças e sempre que possível deixar que a imaginação deles os conduzam nas brincadeiras.

Um dia abençoado para todos.🙏

Até o próximo post.😘

Deixe aqui um comentário para a gente!!!