Estilo

BH para o mundo: 10 dicas de cuidados com a pele no Carnaval

Faltam poucos dias para uma das festas mais animadas do país, o Carnaval.

Nessa época do ano todos querem se divertir ou descansar, seja um sítio, na praia ou nos blocos de rua cada vez mais populares.

Entretanto, não devemos nos descuidar, principalmente em relação aos cuidados com a saúde da pele. Por isso, a dermatologista Joana Barbosa listou algumas dicas simples e fáceis para pular o Carnaval sem riscos.

Aproveite os dias de folia sem preocupações com a saúde da sua pele!

  1. Fique alerta quanto ao material das fantasias – Na hora de escolher a sua fantasia, se a mesma inclui muitos tecidos, acessórios, luvas, meias ou botas, use a criatividade para adaptá-la para a estação, que está mais quente do que nunca.
  • Cuidado com o uso de produtos químicos na folia como sprays de espuma e tinturas de corpo – Sprays de espuma, geralmente, contêm substâncias tóxicas que em contato com a pele, podem causar alergia e, se inalados, podem provocar rinite e asma. Quando em contato com os olhos, eles podem inclusive provocar conjuntivite.
  • Evite usar maquiagem de adulto nas crianças – Os cosméticos de adultos, têm substâncias químicas para maior fixação, que podem provocar dermatites irritativas ou alérgicas (sintomas: erupção cutânea, coceira, vermelhidão, inchaço, descamação e crostas espessas) quando em contato nas crianças. Existe maquiagem própria para os pequenos!
  • Recuperação das pernas – Existem diversos cremes que possuem substâncias calmantes e são ótimos para relaxar as pernas ao final do dia. Mas, mesmo assim, é necessário colocar as pernas para cima quando chegar em casa.
  • Bolhas nos pés – Procure usar sapatos abertos e mais folgados quando houver o surgimento das bolhas. Elas ocorrem pelo atrito do calçado fechado e em dias onde se anda bastante. Então, evite usar pela primeira vez um sapato nos dias do carnaval. O melhor procedimento é não furar as bolhas; elas irão estourar sozinha e cicatrizar mais rápido quando não manipuladas.
  • Cuidados com as queimaduras – As frutas cítricas, limão entre outras, podem provocar sensibilidade da pele e induzir uma pigmentação chamada Fitofotodermatose. Todo cuidado é pouco ao manipular o liquido cítrico.
  • Não esqueça o protetor solar – O uso do protetor solar deve ser obrigatório. O fator de proteção solar mínimo deve ser 30, mas para o rosto, podemos usar produtos mais fortes e com tom de base para aumentar ainda mais a proteção. A proteção física com bonés, chapéus e óculos também são bem-vindos. Para quem esquecer de aplicar o filtro, a solução são as loções pós-sol.
  • Não esqueça o protetor labial – Não se esqueça de proteger também os lábios. Se vai passar batom, opte por aqueles que tem protetor solar na composição.
  • Cuide dos pés – Para evitar possíveis incômodos, mantenho-os hidratados com produtos emolientes e a base de ureia antes dos dias de desgaste. Opte por sapatos confortáveis e usados, e fique atento ao uso das meias de algodão quando forem fechados. Para aliviar os pés cansados e doloridos, é possível fazer uso do escalda-pés.
  • Hidrate-se por dentro e por fora – Além de beber bastante líquido, é fundamental o uso de hidratantes com potencial emoliente (ureia e outros ativos) para recuperação da barreira cutânea e manutenção dessa água ingerida na pele. Outra opção interessante seria borrifar a pele com água termal, que hidrata e equilibra o pH.A água termal ainda ajuda a diminuir a oleosidade, fechando os poros e diminuindo o brilho da pele. Quando aplicada antes da maquiagem, pode fazer essa durar mais.
  • Fonte: Joana Barbosa, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É responsável pela Clínica Dermax, em Belo Horizonte (www.joanabarbosa.com).

    Tome esses cuidados e bom Carnaval! Beijos

    Deixe aqui um comentário para a gente!!!