Estilo

Brincadeiras e Estímulos para bebês de 22 à 23 meses

Antes de começar o post, segue a gente no Instagram, clique aqui.

Neste período a imaginação das crianças começa a aflorar, os brinquedos começam a ser utilizados para os devidos fins e sentimentos como o medo começam a ser reconhecidos. As brincadeiras, estímulos e atividades aumentam e muito.

Além das brincadeiras e estímulos dos meses anteriores, as atividades que mais fiz com a Valentina❤ neste período foram:

Parques, praças, correr, chutar bola

  • as crianças começam a aprimorar a capacidade motora,  já quer andar correndo e se arriscam a tentar chutar bolas (para quem mora em apartamentos como eu, o ideal é aproveitar os dias de folgas para levá-los a parques e praças para não se machucarem em pisos não apropriados para estas atividades).

Reconhecer as partes do corpo

  • este é um bom período para começar a ensinar a criança a reconhecer as partes do seu corpo e de outras pessoas, aqui em casa brinquei muito perguntando aonde está o nariz da mamãe e o da Valentina.

Outra atividade legal que fiz foi ensinar o nome das peças de roupas junto com as partes do corpo: perguntava que roupa é essa: ela respondia “calça” aí falava a calça vestimos para cobrir as pernas e assim vai.

Imitações e atividades do dia a dia

  • a partir dos 2 anos a criança pode começar a ajudar em algumas tarefas em casa, com a proximidade desta idade eles começam a se interessar a realizar tarefas que vêem as pessoas ao seu redor fazendo.

É interessante deixar a criança fazer tudo que ela se sente capaz, desde que a atividade não a ponha em risco.

Para nós resta ficar próximo para orientar ou ajudar caso necessário, tarefa que estou aprendendo aqui em casa, porque sempre tenho o instinto de tentar ajudar antes dela pedir.

Uma solução foi ensiná-la a pedir ajuda e está dando certo, vejo ela tentando fazer algo, se irrita porque não está conseguindo, mas me seguro e só a ajudo quando ela pede: “ajuda mamãe”.

Isso trabalha a independência da criança, fazendo-a se sentir mais segura e capaz.

Tirar ou colocar alguma peça de roupa, limpar algo que derramou no chão, levar a própria bolsinha (quando estiver leve), colocar roupas sujas no cesto, recolher o pratinho ou mamadeira após o lanche, guardar e arrumar os brinquedos são atividades que ele já são capazes de fazer.

Os brinquedos que imitam profissões podem ser um bom investimento a partir de agora.

Músicas, tocar instrumentos, dançar

  • as crianças neste período já expressam algumas preferências e cabe a nós na medida do possível mostrar o mundo de possibilidades que existe para eles.

Ensinar que os objetos tem sons diferentes desperta o interesse pela música. Além dos seriado musicais você pode fazer uma bateria de latas de leite, por exemplo.

Aproveitei uma promoção que vinha duas baquetas e fizemos a nossa bateria.

No natal ela ganhou uma guitarra e um violão que também gosta muito, mas várias vezes já dançamos com ela imitando tocar uma guitarra só com as mãozinhas o interessante é entrar na fantasia deles.

Outra novidade serão os pulos tirando os dois pés do chão, ficar nas pontas dos pés, subir e descer escadas sem ajuda.

Fique por perto porque eles acreditam que são capazes, dispensam ajuda e até brigam quando nos tentamos ajudá-los.

Livros

  • nossos companheiros para aqueles momentos que precisamos acalmar os ânimos, na rotina do sono ou simplesmente mostrar para a criança sobre algum objeto ou assunto que ele se mostrou interessada.

Estou adorando esta nova fase da Valentina: a encontro em vários momentos lendo os seus livrinhos, ou pede para sentar e ler para ela ou ela ler para para mim uma determinada história.

Colorir, tintas: 

  • agora que coordenação motora já está bem melhor, colorir com giz de cera e tintas se tornaram mais uma atividade super bacana para fazermos juntos.

Ela desenha, colore os papeis e também as mãozinhas e rosto, depois terminamos a brincadeira com uma farra no banheiro.

Encontrei em uma drogaria este giz indicado para usar em cerâmica que sai com muita facilidade, para que as paredes da casa não virassem telas para as obras de artes dela, a ensinei a colorir as paredes do banheiro, fica fácil de limpar e ela se diverte escrevendo na hora do banho.

Quebra cabeças e blocos coloridos:

  • os blocos de encaixe e quebra cabeças coloridos: de animais, formas, números e letras também são boas opções para a criança brincar por alguns momentos sozinhos.

Quando estou fazendo almoço normalmente a Valentina entra na cozinha e pega alguns utensílios de plástico e eu pego mais alguns potinhos de diferentes tamanhos e a levo para a sala e coloco sentada em um angulo que ela fica me vendo na cozinha e ela fica um bom tempo brincado de “preparar o papá” ou simplesmente colocando um dentro do outro, encaixando e desencaixando, é uma ótima alternativa aos brinquedos de blocos, caso a criança não tenha.

Estas foram as dicas para o período.

E vocês quais atividades, brincadeiras e estímulos mais gostaram? Tem alguma atividade que vocês fazem com os seus filhos que gostaria de compartilhar conosco? 

Um dia abençoado para todos. 🙏

Até o próximo post.😚

2 thoughts on “Brincadeiras e Estímulos para bebês de 22 à 23 meses”

  1. Adorei, muito útil, minha filha ta com 1 ano e 10 meses e eu vejo que as vezes fico perdida em relação atividades e brincadeiras. Esse artigo me inspirou, muito obrigada.

    1. Fico muito feliz em saber Evelly. Também tive muita dificuldade em encontrar. Por isso resolvi escrever aqui todas as dicas, experiências e o que deu certo com a minha pequena para ajudar outras mamães. Muita saúde e bênçãos para você, sua pequena e família. 🙏😘

Deixe aqui um comentário para a gente!!!