Estamos passando por uma das fases super importante para o desenvolvimento da criança:
Começamos o desfralde tão sonhado por alguns papais e mamães (o bolso agradece… rs).
Não só o valor financeiro, mas a independência que esta fase ao ser finalizada gera para a criança e para nós é um grande marco.
Só de imaginar que ao sair não vamos precisar mais carregar bolsas com todos os acessórios necessários para troca de fraldas ou de se preocupar, se o local aonde vamos será adequado para realizar esta troca, já ficamos ansioso não é mesmo?
E fazer deste momento uma etapa simples e agir de forma gentil com a criança, observando o seu tempo e entendendo as suas necessidades faz toda diferença.
As dicas não são novidades, são apenas o que deu certo ou errado conosco.
- As recomendações que recebi da pediatra:
- Não retirar muito antes dos 2 anos, para você não se frustar e causar traumas desnecessários na criança.
- A criança dá sinais que está saindo da fase oral quando se dá conta que faz xixi e cocô.
- Para iniciar a retirada a criança precisa dá sinais de controle: avisa quando já fez, vai fazer ou fica inquieto quando está com a fralda suja.
- Começar com a fralda diurna, em um período tranquilo em que não há grandes mudanças na rotina.
- Escolher uma estação quente para iniciar o processo, assim a criança poderá ficar com roupas leves porque terá muitos escapes.
- Explicar que ele deverá avisar que precisa ir ao banheiro toda vez que precisar.
- Usar um penico ou redutor de assento com apoio para os pés, para favorecer a prensa abdominal, posição que estimula a evacuação.
- Elogiar quando a criança avisar a tempo de ir ao banheiro, mas, se escapar, não brigar, dizer que acontece e que, da próxima vez, ela deve avisar um pouco antes.
- O que recomenda a escola:
- Sempre que você utilizar o banheiro chamar a criança para fazer junto.
- Mostrar que as crianças mais velhas de convívio do seu filho vão ao banheiro de forma natural e que esse é um processo que ela também irá se adaptar.
- Caso a criança não tenha contato com outras no dia a dia, mas já estiver na escola, ver os coleguinhas indo ao banheiro também será um estímulo.
- Cuidado: algumas escolinhas impõem o momento certo para retirada da fralda.
Isso não é legal e não deve ser aceito, se for este o seu caso, converse com os professores e cuidadores deixando claro a sua posição de retirada ou não da fralda naquele momento.
Os pediatras não concordam e até fazem alertas para que os pais não aceitem esta prática ilegal de algumas instituições de ensino.
- As recomendações que funcionaram por aqui:
- Observar com mais cuidado, principalmente nos momentos de brincadeira, para identificar as reações da criança momentos antes de ir ao banheiro para lembrá-la antes no inicio do processo.
- Trocar o redutor sem apoio para os pés pelo redutor com escadinha.
- Tentar fazer do momento o mais lúdico possível:
- montar o redutor escadinha junto com ela, foi super divertido e ela se refere a escadinha com um brinquedo.
- Dá “tchau” para o xixi ou cocô no momento da descarga também os deixam super empolgados.
- Verificar se o xixi está “amarelinho” ou “branquinho” também tem sido um momento de muita euforia por aqui.
- Nossa experiência: Já se passaram 3 meses desde a primeira tentativa de desfralde, hoje já estamos adaptadas no desfralde do xixi, mas ainda temos escape de cocô.
A fralda noturna já fica sequinha há muito mais tempo, mas vou seguir o processo indicado pelos especialistas de firmar o desfralde diurno primeiro para começar o noturno.
Um pouquinho da nossa história para encorajar e também demonstrar que as vezes temos que dá alguns passos para trás para conseguir caminhar com passos mais largos logo adiante:
A escola da Valentina avisou na reunião inaugural que a partir do segundo semestre/18 iria começar a “incentivar” o desfralde da turminha.
Para que este momento ficasse lúdico e as crianças tivessem um acesso melhor ao banheiro a turminha foi transferida para uma salinha com banheiro próprio.
Penando em contribuir para este processo, a mamãe de primeira viagem aqui resolveu começar na mesma semana o processo em casa também, visto que toda vez que a Valentina fazia o xixi na fralda ela avisa.
Mas esta não foi uma boa alternativa, pois ela ainda não estava preparada para avisar antes de fazer e foi uma semana de muito xixi pela casa.
É importante que nós como pais saibamos recuar neste momento e foi o que fiz, parei por 2 semanas.
Este tempo foi suficiente para que ela observando os coleguinhas que já pediam para usar o banheiro da sala, compreendesse este momento e começou a pedir para ir ao banheiro também.
Mas mesmo indo ao banheiro eu sentia que ela ficava um pouco desconfortável para fazer e as vezes perdia a paciência e falava “o xixi foi embora” vestia e daí alguns minutos ela estava molhada.
Conversando com a escola, a professora me orientou adquirir um peniquinho, porque na escola ela estava indo direitinho, mas o vaso lá era do tamanho adequado para ela.
Mas eu ouvi muitas histórias das crianças que aprendem no penico e depois é outro processo para começarem a usar o redutor no vaso. Queria fazer de uma forma que ela aprendesse de uma vez só.
Foi então que conheci o redutor com escadinha na nossa loja parceira Kaiuru Kids, montamos a escadinha juntas e agora estamos adorando esta nova fase.
Esta semana ganhamos até um elogio da escola porque já tem um tempo que não acontece escape lá mais.
De tudo isso o aprendizado que sempre falamos por aqui o tempo certo é o da criança!
Este final de semana fomos para a casa da vovó apenas com o redutor comum e ela usou lá também.
É importante envolver todos que convivem com a criança neste processo, assim fica muito mais fácil e natural para elas.
A escolinha ainda usa este livrinho didático para incentivar este momento: O que tem dentro da sua fralda – Autor: Guido Van – Editora: Brinque Book.
E foi assim que vencemos mais este Marco do Desenvolvimento: o desfralde: com muita paciência, tranquilidade,
brincadeiras e afeto.
Antes de ir, segue a gente no Instagram, clique aqui.
Tem dicas para trocar conosco? Deixe nos comentários, vamos adorar saber.
Um dia abençoado para todos.