Já contamos aqui as brincadeiras que fizemos até os 2 anos com a Valentina.
Depois dos 2 anos a criança começa a interagir melhor conosco e com as demais crianças, abrindo um leque de possibilidades de novas atividades para passarmos o tempo junto.
Neste primeiro trimestre, busquei fazer atividades que contribuissem para estimular as diversas áreas do desenvolvimento e como era inverno, priorizei as atividades que o clima permitia fazer.
- Contar, Ler e Ouvir histórias: eles já são capazes de ouvir uma pequena história e re-contá-la, nossas noites de histórias foram acompanhadas de alguns livrinhos bem bacanas. Farei um vídeo no nosso canal falando sobre eles para vocês.
- Inclua-os nas decisões: quem nunca ouviu alguma mamãe ou papai reclamar da “adolescência do bebê”?
Ao descobrir que tem poder de decisão a criança começa a aprender a decidir, mas na maioria das vezes não sabe lidar com esta decisão.
Para ajudar neste processo, quando for passar tempo junto escolha 2 opções de atividades para fazer e peça para que a criança opte por uma delas, você verá que será muito mais fácil.
- Pergunte o nome das coisas: para aumentar o vocabulário e também aprender para que serve cada objeto é necessário treino e diálogo, converse bastante com seu filho: no trajeto para escola, para a casa da vovó ou mesmo quando estiverem esperando em um consultório, aproveite para ensinar palavras novas e perguntar para que serve as que eles já conhece, eles adoram acertar e falar novas palavras.
- Brincar do contrário: aqui em casa o “Não” tem sido constante rs.. Pergunto: “Valentina vamos tomar banho?”. Resposta: “Não” e vai para o banheiro, tudo é “não”, para diminuir a tensão que essa palavra causa na hora, inventamos uma brincadeira, ela fala não eu falo sim, eu falo sim, ela não e vamos brincando realizando a atividade que temos que fazer. Claro e Escuro é o novo treino que também estamos fazendo.
- Relembre o dia: no momento de oração noturna tenho relembrado o que aconteceu no dia agradecendo a Deus por tudo que ocorreu, ajuda a relembrar tudo que fizemos no dia. Você pode fazer esta atividade só relembrando o dia com seu filho também.
- Esforço Físico: quem nunca ouvia a frase “essa criança é ligada no 220”? E tem que ser assim mesmo, sinal de criança saudável, bem alimentada: quer correr, subir em tudo, pular, dançar e tudo mais, então sempre que der suba e desça escadas, deixe brincar em parquinhos, na praça e em parques deixe correr bastante no final do dia você ganhará uma folguinha com uma criança dormindo mais cedo.🤣
- Seriados, animações e jogos: por mais que não seja recomendado a utilização de telas por crianças com menos de 2 anos, atualmente é impossível isso não acontecer, como falei em outros posts procuro utilizar o mínimo possível, mas alguns seriados utilizo para consegui trabalhar um pouco no período que estou em casa:
- Pablito e o Pirulito no youtube tem várias músicas de movimento que a Valentina ama dançar.
- Animazoo ela voltou a ouvi as lindas canções da turminha sentada na sua cadeirinha de balanço quando está com sono (nostalgia da mamãe lembrando de quando ela ainda era menor que a cadeirinha rs…)
- 3 Palavrinhas Vol. 4 o novo volume ta muito bacana com algumas músicas bem dançantes, a preferida da Valentina é a “Deus é tão bom” cantada em 4 línguas que ela adora imitar rs…
- Bob Zoom quem acompanha nosso Instagram sabe que a música “pula pula pipoquinha” é umas das favoritas da Valentina, neste período também fomos ao Teatro ver os personagens que voltaram com tudo aqui em casa.
- Patati Patata fomos ao Parque Circo Show da dupla e como no ano passado ela adorou, o reflexo foi ouvi muito estes palhacinhos fofos aqui em casa.
- Fazer caras e bocas para a câmera: a fotografia e filmagem hoje faz parte da vida cotidiana dos nossos pequenos, e aqui quando estou muito cansada costumo mostrar para ela no celular fotos e vídeos dos parentes distantes, mas logo a brincadeira muda para fazermos caretas para a câmera rs..rs..rs..
- Brinquedos favoritos: até aqui eu direcionava muito as brincadeiras dela porque acreditava que algumas atividades eram perigosas para ela realizar sozinha, mas com a chegada da “independência” hoje ela escolhe os brinquedos que deixo a disposição em esquema de rodízio. Os preferidos neste período foram:
- Livros: estes disponibilizei apenas os de material resistente porque muitos foram estragados porque neste período ela ainda não tinha noção da força para passar as páginas ou os rasgava pelo prazer de picar o papel.
- Massinha: atividades que devemos fazer juntos porque eles ainda colocam a massinha na boca quando estão sozinhos outra opção é fazer a massinha caseira.
- Empilhar: ótimo para treinar coordenação existem várias opções de blocos, quebra cabeças e você pode improvisar com potes plástico de tamanhos diferentes também.
- Bonecas e pelúcias: neste período eles podem ainda não cuidar dos “amiguinhos”, “bichinhos” ou “filhinhos,” mas você pode treinar vestir e tirar as roupinhas antes que eles comecem a tirar e colocar a deles.
- Encaixe com números, letras ou formas: mais uma atividade para treinar a coordenação motora fina e aprender nomes.
Vou fazer um vídeo mostrando alguma destas atividades que fizemos.
Estas são as dicas para este primeiro trimestre dos 2 anos, muitas atividades fiz orientada pela pediatra e escolinha da Valentina, espero ter ajudado.
E vocês quais as atividades que fazem com os seus filhos, deixe dicas nos comentários. Vamos adorar saber.🤗
Um dia abençoado para todos, até o próximo post.🙏😘