Bebês de 3 à 4 já conseguem se distrair um pouco sozinho: brincando com as mãozinhas e pezinhos ou treinando as síbalas que está aprendendo.
Continue estimulando o bebê com as demais dicas e acrescente neste período:
- passeio ao ar livre: leve o bebê à parques e praças que não tenham muita aglomeração de pessoas.
Viagem com bebês de 3 à 4 meses
Este passeio só fiz quando a Valentina completou 3 meses. Aproveitamos o feriado de 15/08 aqui em Belo Horizonte e fomos fazer uma viagem à Ouro Preto. No mesmo fim de semana a levei ao parque: ela adorou ver outras crianças correndo de um lado para o outro e todo aquele verde. Achei uma atividade importante para ela conhecer o mundo além de mim, dela e do pai.
Aqui em Belo Horizonte possui vários parques com entrada gratuita. É um excelente passeio para fazer com o bebê e também para a mamãe que nestes últimos meses ficou a maior parte do tempo em casa.
- leve o bebê para fazer compras: ir ao mercado, supermercado e a feira, outra atividade para estimular o social.
Este foi um dos passeios que mais demorei fazer, por duas vezes arrumei a Valentina e no final acabei não indo, só fiz depois de 3 meses e meio mais ou menos, acho supermercados muito cheio, mas ela adorou ficava rindo para todo mundo, principalmente quando a levamos ao mercado de hortifrúti.
- converse: nesta etapa é importante responder aos sons que o bebê faz, repetindo-os para que ele entenda que você está estabelecendo uma comunicação com ele. Neste período eles além de observarem começam a tentar nos imitar.
Eu aproveito o momento da troca, ela sempre me observava e tenta fazer movimentos com a boca tentando me imitar. Sempre que vou trocá-la eu converso ou fico cantando uma música. Hoje consigo entender algumas coisas que ela precisa só pelos sons que ela faz, nada como o tempo para uma mãe de primeira viagem se sentir segura.
- cadeira de descanso: este item acredito que seria interessante ter desde as primeiras semanas, principalmente se for dessas que vibram. Porque o bebê fica calmo, dorme e nessa fase auxilia no treinamento das mãozinhas que eles ficam levantando tentando pegar os brinquedinhos do aro de atividades.
A da Valentina ganhamos quando ela já estava com 3 meses, mas acredito que teria me ajudado muito se fosse antes, principalmente na fase mais difícil, quando ela não queria ficar sozinha no carrinho (que na época era enorme para ela), talvez com a vibração da cadeirinha este período poderia ter sido mais tranquilo.
Os estímulos do arco de atividade também são ótimos, tem uma borboleta que quando puxamos a alça em formato de coração toca um sonzinho e as paletas que movimentam quando o bebê bate.
E ainda dá para tirar uma sonequinha depois de brincar.
- dançar: coloque uma músicas de ninar ou alguma música da sua preferência segure o bebê bem juntinho ao seu corpo sustentando bem a cabecinha e dance com ele agarradinho, eles adoram.
- Móbiles com movimento, sons e luzes: neste período eles começam a enxergar mais tons de cores e adoram coisas coloridas, com movimento e sons.
Quando comprei o primeiro móbile, eu já estava de olho em um que fosse evoluindo com o crescimento do bebê e gostei do Meu bosque com smart connect da fisher-price.
Além de lindo, ele tem uns bichinhos em cores neutras e texturas diferentes, possui 3 tipos de músicas que são muito agradáveis, toda vez que vou amamentá-la coloco, agradou bebê e mamãe.
E a projeção utilizo à noite para ela adormecer no berço.
Optei por esse móbile porque ele possui um aplicativo que transforma seu celular em um controle remoto, como tenho a câmera babá só observo por ela e aciono o móbile pelo celular.
Outro ponto positivo é que ele é desmontável, a medida que o bebê cresce os bichinhos se transformam em brinquedinhos, o projetor pode ser projetado no teto do quarto, além de servir como um tocador de canção de ninar portátil.
- rolar: estenda um edredom no chão, ou forre um cueiro ou lençol sobre sua cama ou sofá, coloque o bebê de bruço e estimule o bebê a virar mostrando um brinquedinho de lado e do outro.
Ela adorava esta brincadeira, quando eu começa a montar o “ninho” como chamamos aqui em casa, ela ficava toda serelepe, e quando colocava os brinquedinhos do tapetinho de atividades ela saia arrastando para consegui pegar, fazia uma festa amassando e mordendo eles …
Observação: Esta atividade deve ser realizada no chão (aqui em casa comecei no chão, mas mesmo com o edredom por ser cerâmica a quando ela tentava levantar o pescoço, caia e batia a cabecinha no edredom, mas ficava preocupada dela machucar no chão, por isso comecei a fazer na cama) o ideal é ter um tapetinho bem fofinho para colocar no chão para não ter perigo do bebê cair, em lugares altos só no principio quando o bebê ainda não rola sozinho, mas isso eles aprendem de uma hora para outra, por isso tenha muito cuidado e utilize proteção para realizar esta atividade em lugares mais altos.
Estas foram as atividades que realizei neste período, logo volto para contar os estímulos de 4 á 5 meses.
Um dia abençoado para todos vocês até o próximo post.