Se antes você não sabia o que fazer para interagir com o bebê, agora você não sabe o que fazer para gastar tanta energia.
O bebê de 9 à 10 meses já está se locomovendo de alguma forma pela casa: arrastando, engatinhando ou andando, e agora a exploração é sem fim.
Que tal canalizar essa energia para ajudar o bebê a aprender e aprimorar novas habilidades brincando, que é o que ele faz o tempo todo.
Troca de fraldas
Agora que o bebê já sabe reclamar, essa tarefa parece uma missão impossível, para não estressar ou deixar o bebê irritado use esse momento para brincadeiras:
- invente uma história,
- converse,
- esconda o rosto para brincar de “achou”,
- formiguinha vai pegar bebê e
- cócegas são algumas distrações que têm dado certo por aqui.
Alimentação do bebê de 9 à 10 meses
Escolher um local diferente para alimentar o bebê, nessa idade eles já começam a ter preferência por alguns alimentos.
Acho importante que o bebê se alimente no local apropriado para as refeições, mas é interessante uma vez por semana mudar este ambiente, principalmente para voltar a oferecer alimentos que eles deixaram de apreciar.
Obstáculos
Se o seu bebê já engatinha ou arrasta bem, chegou a hora de dificultar um pouquinho as coisas para ele, comece a colocar obstáculos no caminho e fique por perto observando como ele se desvia ou cria alternativas para vence-los.
O importante é deixar um pouco sua vontade de ajudar de lado e esperar o bebê achar sua própria solução para o desafio.
No começo ele pode reclamar pedindo para você ajudar, mas logo ele se sentirá desafiado e vai querer vencer o obstáculo sozinho.
Aqui em casa coloco almofadas, travesseiros, almofada amamentação, ninho baby e agora ela aprendeu a pular a mamãe.
Ela não aguenta me ver deitada no chão do quartinho que sobe em cima de mim para passar de um lado para o outro, é claro, que neste momento aproveito para dá muitas amassadas, beijos, abraços e fazer carinho.
Esta atividade é ótima para melhorar a locomoção do bebê, pois estimula o equilíbrio, treina passinhos e ensina a subir degraus.
Música da formiguinha
Essa brincadeira da formiguinha que vai subindo pelos membros do corpo é excelente, a madrinha da Valentina que começou a fazer.
É muito útil para a acalmá-la quando está incomodada e estamos sem um objeto para a entreter.
Ela fica quietinha esperando a formiguinha subir pelo braço e no final fazer uma cosquinha que tira o fôlego dela de tanto sorrir.
É uma ótima atividade para o bebê aprender nomes de partes do corpo.
Conversar com bebê de 9 à 10 meses
É hora de contar muita história para os pequenininhos, pois quanto mais você conversar com ele, mais palavras ele irá absorver e tentar falar.
O bebê ainda não entende as palavras, mas consegue diferenciar o tom de voz, aproveite para ir narrando tudo que você faz com ele no dia a dia para ele já ir familiarizando.
Quando você menos esperar o bebê vai fazer um “sim” ou um “não” com a cabeça para algo que você falar e começar a apontar o que quer com o dedinho.
O livros são uma boa opção, mas neste período o bebê começa a testar a sua força e por aqui alguns livros acabaram sendo rasgados, o ideal neste período de “fúria das maõzinhas” é utilizar livros mais grossos ou os de banho.
Bebê contador de história
Deixe o bebê contar a história para você, além de treinar a fala, treina também o movimento de pinça dos dedinhos.
Adesivo: Mudo Minha Casa
Passeios ao ar livre com bebê de 9 à 10 meses
Para desenvolver a parte social, levar o bebê para parques, praças e playground onde tenha outras crianças, pessoas diferentes e também animais.
Logo você verá que o bebê de 9 à 10 meses vai começar a tentar interagir com as outras pessoas: falando na sua linguagem, dando tchau e chamando.
Aqui a Valentina já demonstra que gosta de animais toda vez que ela ver um cachorrinho ela fica gritando “ei, ei” e os que ela já tem mais intimidade ela grita “ei” e chama com a mãozinha.
O bebê de 9 à 10 meses começa a entender o significado de algumas palavras e expressões. Então aproveite para conversar muito com ele.
Estas são as dicas para este mês, espero ter ajudado.
Um dia abençoado para vocês!