Estilo

Brincadeiras e Estímulos para bebês de 23 à 24 meses

Como no mês anterior seu bebê já está se tornando uma criança e a medida que cresce, vai demonstrar interesse em fazer o que ver os adultos e outras crianças ao seu redor.

 

Eles estarão mais sociáveis, a princípio terão preferência para brincar com crianças maiores e vão interagir do modo deles: muitas vezes “brigando por um objeto” com as crianças da mesma idade.

 

Este mês foi o mês da paciência e confesso que muitas vezes orei a Deus pedindo para não perder a minha, mas só aquele sorriso de felicidade, do meu milagrinho ❤ por ter conquistado um novo objetivo já renovava minhas forças.

Comer sozinho será uma das prioridades, então tenha paciência, terá muita bagunça, mas logo seu “bebê” já estará fazendo todas as suas refeições sozinho e sem muita sujeira.

Costumamos fazer tudo no automático e as vezes não percebemos que eles estão crescendo e deixar que façam algumas coisas, faz parte do desenvolvimento.

Se você se interessa em ajudar seu filho a se tornar mais independente terá que ter muita paciência, mas chegou o momento de deixá-lo se vestir, alimentar, pegar e guardar alguns objetos sozinhos.

 

Não é fácil, nosso impulso em fazer é muito grande: afinal há quase 2 anos este serzinho dependeu quase que exclusivamente dos nossos cuidados e deixá-lo fazer algo implica em demandar mais tempo para realizar muitas atividades, fazer ou refazer várias vezes, mas tenha certeza este tempo junto será muito benéfico para estreitar ainda mais os laços afetivos entre vocês.

Acompanhe tudo bem de perto para garantir a segurança e auxiliar a criança no momento necessário. 

Já imaginaram como foi o nosso mês né?

As brincadeiras foram as nossas atividades do dia a dia.

  • Tirar e Vestir roupas e acessórios: reserve alguns acessórios e peças de roupas que a criança consiga colocar e retirar sozinha.

Aqui comecei a ensinar tirar os calçados antes de brincar no tapetinho EVA e tem sido muito gratificante vê-la sentar e retirar os calçados toda vez que vai brincar em pisos semelhantes.

  • Desenhar para a criança: nesta idade eles adoram rabiscar com lápis, giz de cera ou tinta, algumas crianças já estão frequentando escolinhas ou creches e já estão familiarizadas com estas atividades.

Uma brincadeira interessante que fizemos: eu desenhava e perguntava a ela o que era o desenho e ela respondia. Depois ela começou a pedir “desenha uma nuvem mamãe”, agora um sol e assim por adiante, nos divertimos muito com o nosso “caderno de artes”.

  • Mostrando os opostos: neste período a criança já é capaz de identificar opostos, sempre colocava os episódios do seriado Festa das Palavras que ensina os opostos e depois pegava alguns livrinhos mostrando para ela a diferença. É ótimo também fazer um passeio com a criança falando os opostos. 

No caminho para a escola sempre que passávamos no túnel ela falava que estava a noite, aproveitei para ensinar o conceito de claro e escuro.

  • Montar quebra cabeças de diferentes formatos: além dos blocos, agora já podemos começar a introduzir outros tipos de quebra cabeças: de 6 a 9 peças eles já são capazes de montar.

Prefira as peças de materiais mais resistentes porque eles ainda levam as coisas na boca, o quebra cabeça da foto aqui em casa mesmo já perdeu alguns pedaços com o nascimento dos últimos dentes.

 

  • Meu, seu e nosso: agora eles já se reconhecem como um ser totalmente separado da mãe, e você vai começar a ouvi o “é meu”, “é do bebê”, “é da (o) o nome dele (a)”.

Este momento é bom para começar a ensinar que as coisas podem ser compartilhadas, o que é dele de verdade e o que é de outra pessoa.

Outra atividade que comecei a fazer que estava ansiosa para começar era mostrar as fotos dos familiares para que ela reconhecesse, como temos muitos familiares espalhados pelo interior e até fora do país queria muito fazer esta atividade de reconhecimento dos rostos.

  • Momentos de Ócio: A recomendação médica é que as crianças se movimentem livremente ao menos três horas por dia para crescer de forma saudável. E este momento é importante para trabalhar a criatividade.

Como a Valentina tem escolinha a tarde e a escola dela tem atividades semanais programadas com horários específico, também temos uma rotina “quase bem definida” para a alimentação, banho e hora de dormir.

No período da manhã após fazermos o “para casa” ou outra atividade juntas, sempre deixo  reservado pelo menos uma hora para ela brincar sozinha sem TV ligada ou eletrônicos por perto e isso tem aguçado de forma visível a sua criatividade.

  • Massinha: outra atividade super bacana para fazer com as crianças, eu confesso que estou adorando ensinar letras, números e formas para ela de massinha. 

E a criatividade dela está indo longe faz gatos, cachorros, nuvens, flores e um monte de objetos e seres diferentes de massinha e aí da mamãe aqui se não adivinhar o que é?

Ela: É um au au.

Eu: calada.

Ela: tá vendo mãe!

Eu: aonde meu amor ?

Ela: aqui ó, na massinha…

Estas foram as atividades que mais fizemos neste período.

E por aí tem atividades diferentes?

Deixe nos comentários as sugestões vamos adorar saber.

Um dia abençoado para todos vocês.🙏

Deixe aqui um comentário para a gente!!!