Um pouco atrasada, mas venho passar para as futuras mamães que acompanham o blog as dicas para o terceiro trimestre da gestação.
Já contei a minha experiência no primeiro e segundo trimestre aqui.
Alimentação
- A dieta permanece conforme os trimestres anteriores: continuei tentando me alimentar bem, mas o cansaço e indisposição para fazer fizeram com que muitas vezes comesse ruim.
- Este período é o que aumenta o apetite é preciso saber controlar. A média de ganho de peso é de 1,5 a 2,5 kg por mês no último trimestre.
Exames
- Ultrassonografia obstétrica com análise do perfil biofísico e bem-estar fetal: exame realizado para avaliar:
- o nível do líquido amniótico;
- a localização, o estado e as condições fisiológicas da placenta;
- a frequência cardíaca do bebê;
- a medição do fémur, da circunferência abdominal e cefálica e comparação com o tamanho esperado para o tempo da gestação;
- os movimentos físicos e respiratórios do bebê;
- os fluxos das artérias fetais e
- o posicionamento do bebê.
- Exame do Cotonete ou Pesquisa da bactéria estreptococo B na secreção vaginal: serve para avaliar infecções vaginais que podem passar para o bebê na hora do parto.
Consultas
- A consulta pré natal no terceiro trimestre é realizada dependendo de cada gestação, normalmente a partir das 36 semanas as consultas se tornam semanais, mas o obstetra é que vai avaliar e determinar a frequência das consultas.
Dicas
- Continuar ingerindo as vitaminas pré-natais indicadas por seu obstetra.
- Deixar a bolsa maternidade pronta e lembrancinhas preparadas, se houver.
- Fazer consulta com pediatra para definir o pediatra do bebê e tirar dúvidas sobre os cuidados nos primeiros dias.
- Deixe o quartinho arrumado e roupinhas pelo menos para o primeiro mês lavadas e passadas.
- Definir e acordar com as pessoas que irão te ajudar nos primeiros dias de cuidados com o bebê quais serão suas atribuições.
- Se você tem condições e vai ter alguém para te ajudar nos primeiros meses com o bebê, avalie a possibilidade de ter essa pessoa nos dois últimos meses de gravidez também.
- Para manter uma boa alimentação, deixe planejado também como será os últimos dias da gestação e após o nascimento do bebê, muitas vezes recorri aos aplicativos de delivery, mas era difícil encontrar algo mais saudável, e quando encontrava as vezes não entregava em minha região.
Estas são minhas dicas para o último trimestre, espero que ajude as gravidinhas que estão nesta fase.
Um dia abençoado para todos vocês, até o próximo post.