Já falei aqui das brincadeiras para cada fase do bebê.
Neste período nossos bebês estão crescendo e se tornando crianças mais independentes e como na fase anterior, as brincadeiras mais interessantes para eles são as que imitam nossas ações.
Ainda vai demorar um pouquinho para que ele comece a brincar com as outras crianças, aproveite este últimos meses “brincando” juntos, porque logo logo ele vai querer brincar mesmo é sozinho ou com outras crianças.????
- Empurrar objetos: o bebê vai começar a empurrar tudo que ele achar que consegue levar????: brinquedos com rodinhas são uma ótima opção para fazer esta atividade.
- Boas maneiras: essa fase normalmente os bebês abrem o falatório, é um bom momento para começar a treinar as boas maneiras enfatizando as palavras como: por favor, com licença, obrigada, bom dia, boa tarde, boa noite, etc.
- Noção de coletividade: não organize os brinquedos do bebê sozinho, sempre chame ele para fazer junto, como uma brincadeira, para que ele possa perceber a organização e lugares das coisas.
Aqui em casa sempre depois do banho, falo com a Valentina❤ vamos guardar as coisas: entrego a ela as pomadas e eu levo as roupas sujas e tolhas. Ela já aponta para o local aonde guardamos as pomadas e depois se vira para o local aonde estendemos as toalhas. Ela adora saber o que irá acontecer a seguir (rotina).????
- Números, Cores, Letras e Formas: uma brincadeira que a Valentina adora fazer é contar degraus, esta semana achei super engraçado quando fui colocar as colheres da fórmula na madeira e ela falando “quatro”, tipo contando a quantidade colheres.????
Outra brincadeira que ela adora é ir na cesta de legumes e frutas, pegar uma e me mostrar eu falo o nome e ela repete, ela devolve e pega outra.
Cores e formas também já é possível do bebê identificar. Os brinquedos de blocos e encaixe são excelentes para isso. Outra forma de apresentar é você desenhar em uma folha e colorir com a criança falando o nome da forma e da cor.
- Apontar partes do corpo: ajuda a criança a entender que ela é uma pessoa independente dos pais e ainda aprende novas palavras.
- Músicas que ensinam movimentos: levantar mão, bater o pé, dá um grito, aqui em casa é uma festa só com as músicas de imitação.
São vários os estímulos que você pode fazer com o seu bebê, procurei colocar aqui alguns que não é necessário a compra de brinquedos.
Farei um próximo post com os brinquedos educativos que a Valentina ❤ ganhou no aniversário de 1 ano para quem está em busca de algo para investir.
Mas a criança dessa idade gosta mesmo é de conversar bastante (na linguagem dela) e correr para todos os lados, testando suas novas habilidades adquiridas: andar, correr, sentar, agachar, levantar, subir e descer. Haja disposição para os papéis.????
E por aí, quais as brincadeiras preferidas dos seus bebês?
Um dia abençoado para todos.????