Todo mundo preparando para a virada de ano e antes de dar as boas vindas a 2016, venho trazer minha última dica de 2015 para as futuras mamães.
O assunto é sério: pré-natal, muitas vezes as mamães saudáveis pensam que o pré-natal é cansativo e desnecessário e o deixam de fazer.
Mais imagine: tem uma nova vida crescendo dentro de você que a cada semana está diferente e o seu corpo muda a cada dia durante este processo.
E mesmo que você seja super saudável as mudanças são muito rápidas para o seu corpo acostumar, por isso é necessário o acompanhamento de um profissional especializado neste momento.
Já fale aqui o quanto minha obstetra tem sido uma benção em minha vida, então resolvi dividir com vocês os exames e dicas que ela me passou nas primeiras 4 consultas de pré-natal.
O intuito do post é passar o que aprendi com as consultas, lembrando que cada gestação é única, dependendo: da idade e saúde da mãe, do desenvolvimento do bebê, das intercorrências da gestação, entre outros fatores.
O importante é ter uma relação de confiança e abertura para conversar, questionar e entender os procedimentos e exames que o seu obstetra está te instruindo para ter uma gestação tranquila.
Só explicando minha situação: em 2011 descobrir que tinha hipertireoidismo, fiz o tratamento evoluindo para o hipotireoidismo em 2014 (farei outros posts falando sobre este assunto), por isso o meu acompanhamento também é realizado por um endocrinologista.
A consulta pré-natal é realizada uma vez por mês para acompanhar a evolução da gravidez, irei descrever os procedimentos e exames que fiz em cada consulta:
Consulta antes do Pré-Natal
- Consulta com Obstetra: ela passou uma receita de Ácido Fólico – toda mulher em idade fértil que está pensando em engravidar deve tomar este suplemento – e também passou alguns exames de sangue.
- Exames: deixou um pedido de exame: Beta HCG para ser realizado quando suspeitasse da gravidez.
- Consulta com o endocrinologista: ele passou uma lista de exames que deveriam ser realizados assim que o teste de gravidez desse positivo, os exames era basicamente: para verificar os níveis de glicose, vitamina D e de hormônios da tireoide.
Primeira Consulta pré-natal
Realizei esta consulta de 5 para 6 semanas de gestação, já levando os resultados dos exames do endocrinologista.
- Consulta: Nesta consulta ela aferiu a pressão, anotou meu peso, deu algumas dicas de alimentação e pediu alguns exames.
- Exames pré-natais: pediu os exames para verificar os níveis de cálcio e ferro. E repetiu os exames para verificar a presença de anticorpos para o herpes, rubéola, toxoplasmose, sífilis e HIV.
- Ultrassonografia: fez um pedido de ultrassom para ser realizado com 7 semanas de gestação.
- Receita: suspendeu a utilização de cremes anti idade e produtos para cabelo – como matizadores que eu uso – e prescreveu alguns cremes de gestantes para começar a usar no corpo.
- Vacina: ela pediu que tomasse a vacina H1N1 no terceiro mês de gestação.
- Dicas para a saúde: alimentação – não comer carne e ovo mal cozidos, tomar muito líquido, alimentar de 3 em 3 horas, inserir na dieta 5 a 6 porções de frutas e de 4 a 5 porções de legumes por dia. Ela ainda passou algumas receitas de sucos com várias frutas e sopas com vários legumes.
- Consulta com o endocrinologista: antes da consulta com a obstetra marquei uma consulta com o endocrinologista para levar os resultados do exame que estava com os níveis baixíssimos de hormônios tireoidianos, na consulta ele falou que já era esperado esta reação e aumentou a dose diária do hormônio da tireoide, da vitamina D e passou novos exames para serem realizados em 2 semanas.
Segunda Consulta
Realizei esta consulta de 10 para 11 semanas já com os exames do endocrinologista (que estavam todos normalizados), o ultrassom e os exames pré-natais.
- Consulta: aferiu a pressão, anotou o peso, os resultados dos exames e deu algumas dicas para aliviar os enjoos.
- Exames pré-natais: passou pedido de todos os exames do mês anterior mais o de hepatite.
- Ultrassonografia: pediu um exame de Translucência Nucal: é um exame que serve para analisar o risco do feto ter algum síndrome e/ou cardiopatias congênitas através da medição da região da nuca do feto. Deve ser realizado de 11 a 13 semanas de gravidez.
- Receita: passou alguns remédios que gestantes pode tomar para dores de cabeça e o complexo vitamínico para começar a tomar quando iniciasse a 12° semanas de gestação.
- Dicas para a saúde: alimentação – com os resultados negativos para toxoplasmose ela reforçou que estava proibido comer carne mal cozida e inclusive alimentos que tiveram contato com sangue de carnes cruas e não foram bem lavados, tomar muito líquido, alimentar de 2 em 2 horas – como estava tendo muito enjoo e não estava aceitando muitos alimentos – ele liberou sucos e picolés de frutas por conta do calor.
- Consulta com o endocrinologista: foram pedidos os exames no mês anterior mais o curva de tolerância glicêmica: é uma exame que serve para analisar previamente se a gestante tem chance de desenvolver diabetes gestacional.
Terceira Consulta
realizei esta consulta de 14 para 15 semanas, mas antes desta consulta retornei ao consultório porque ao tomar a vacina H1N1 tive uma pequena reação, este mês fui 2 vezes ao consultório rs…
- Consulta: aferiu a pressão, anotou o peso, deu algumas dicas de alimentação, pediu alguns exames, mediu a AU – Altura do Útero e o anotou o BCF – Batimentos Cardíacos Fetais – extraídos do ultrassom.
- Exames pré-natais: só avaliou os exames que ela e o endocrinologista haviam pedido .
- Ultrassonografia: pediu um ultrassom para ver o sexo do bebê.
- Receita: manteve as vitaminas. E passou o repelente Exposis que já contei a história aqui para vocês.????
- Dicas para a saúde: alimentação – pediu para voltar com a dieta do primeiro mês, já que o enjoo estava diminuindo.
- Consulta com o endocrinologista: só avaliou os exames que estavam normais.????
Quarta Consulta
esta consulta realizei com 18 para 19 semanas, após passar o susto com a alergia ao repelente.
- Consulta: aferiu a pressão, anotou o peso (que aumentou 1,3 kg este mês), deu algumas dicas de alimentação, pediu alguns exames, mediu o AU, e pela primeira vez ela usou um aparelho para verificar a ausculta do BCF e também constatou o MF – Movimentos fetais.
- Ultrassonografia: passou um pedido de um ultrassom para ser realizado com 22 semanas de gestação – o ultrassom morfológico: é um exame de imagem que faz uma avaliação detalhada do desenvolvimento, da estrutura física e também dos órgãos do bebê .
- Dicas para a saúde: indicou mais alguns cremes para hidratar a barriga que está esticando cada vez mais rápido; indicou também os nomes de algumas vitaminas com um percentual extra de
Omega 3 – ela deixou bem claro que a atual vitamina que tomo já é o suficiente e que estas só teriam um extra no omega 3, nada que fosse necessário mudar. - Peso Extra: Fiquei preocupada com o meu aumento de peso neste mês, eu vinha engordando 0,5kg por mês e este foi de 1,3kg, ela me explicou que eu tinha ficado uma semana em casa de repouso por causa da alergia ao repelente, usado antialérgico e me alimentado mal. Que não era para assustar pois para este mês o esperado era até 1kg.
Mas fez algumas recomendações na alimentação: pediu que eu voltasse a dieta do primeiro mês e proibiu doces e biscoitos, liberando um picolé ou sorvete de frutas nos finais de semana até a próxima consulta.
Estes foram os procedimentos, as recomendações e os exames realizados durante todo o primeiro trimestre e início do segundo trimestre de gravidez que recebi e gostaria de compartilhar com vocês.
Se não fosse as consultas eu poderia ter tomado alguma atitude ou remédio que poderia afetar o desenvolvimento da minha princesinha.
Eu ainda não tinha revelado para vocês, estou esperando uma bebezinha e nossa gestação até o momento está ocorrendo dentro do esperado – com os sustos da mamãe de primeira viagem (rs..) – mas o desenvolvimento dela está sendo maravilhoso, graças a Deus e aos bons profissionais que Ele me abençoou colocando-os no meu caminho.
O pré natal é muito importante: é nele que você tira suas dúvidas e verifica se está tudo bem com o anjinho que você está aguardando vim ao mundo!!!
Espero ter ajudado, mas não se esqueçam cada gestação deve ser acompanhada de perto por um profissional.
O que é uma orientação para minha ou para a gestação da sua amiga pode não ser para a sua, não deixe de fazer o seu pré-natal.
Um último dia do ano repleto de bençãos na vida de vocês!!!
6 thoughts on “Saiba porque o pré-natal é importante para saúde da mamãe e bebê”